quarta-feira, 16 de julho de 2014

A Evolução Do Marketing

A Evolução do Marketing

Por Allan Santos (Aprendiz do ESPRO em Fortaleza)



Com o advento do mundo capitalista globalizado, algo que já existia desde que o ser humano surgiu, passou a ser intensificada em escala global a competição, natural, que passou a povoar as relações humanas, sob as mais diferentes formas, sejam pessoais ou profissionais, chegando à competição entre as empresas, que são muitas e, consequentemente, a competição é maior, que o envolve o mercado como um todo.

Mas como alguém ou uma empresa pode se tornar mais competitiva?



Durante a década de 1950 o mundo passou por mudanças significativas, após o término da segunda guerra mundial. Muitos países se encontravam em um período de importante desenvolvimento industrial, que com fim da guerra, nasceram e se reergueram muitas empresas, e a competição se tornou maior. Foi preciso desenvolver mecanismo que as tornassem mercadologicamente mais fortes, e é este o papel principal do Marketing em sua origem, que é destacar, ganhar competitividade, fortalecer e vender um produto e, posteriormente, também ideias.



Outdoors, banners, panfletos, painéis luminosos, singles, propagandas em geral são algumas das inúmeras ferramentas utilizadas no marketing. A cada instante, produtos, serviços e ideias nos são propagados por estímulos visuais e sonoros, diretos ou indiretos, explícitos ou não. O Marketing está nas ruas, na internet, nas casas, nas roupas, e passou a existir também competição dentro do próprio marketing. Vemos empresas numa disputa em mostrar quem é mais criativa, quem vende melhor. A copa do mundo no Brasil em 2014 demonstrou muito bem essa tendência.



Muitas empresas, não apenas de esportes, criaram verdadeiras superproduções em propagandas, patrocínios e ações de marketing, com o objetivo de obter destaque na mente do consumidor, neste importante evento esportivo. O consumidor deve saber filtrar esses inúmeros estímulos e avaliar o quanto essas informações de Marketing o influenciam em suas tomadas de decisões, seja na hora da compra ou consumo de um bem ou serviço, ou até mesmo, da adesão a uma ideia ou linha de pensamento.



Em sua evolução, o marketing passou a figurar não apenas no âmbito de empresas, mas também no de pessoas. O marketing agora também é uma ferramenta individual em busca do destaque pessoal e profissional, que contribuiu para o fortalecimento de uma imagem, que tem sua importância elevada. Mais que isso, o Marketing pessoal é uma ferramenta essencial para que alguém se mantenha competitivo e presente no mercado, ou seja, apresentar-se de maneira adequada é um dos primeiros passos de um profissional para buscar destaque, revelando de forma inteligente as características que o fazem diferenciado.



O Marketing está em tudo (empresas e pessoas; ideias e produtos; e ruas e casas).  Tornou-se importante não apenas por permitir fazer uso de suas ferramentas, como também, na observação de sua influência direta no mercado, levando em conta até que ponto ele nos ajuda e prejudica.  

Sempre existem dois lados da mesma moeda, e no Marketing não seria diferente, pois se por um lado ele influencia as pessoas a comprar de forma frenética, ao transmitir e propagar ideias e conceitos importantes para a sociedade, além dos ganhos com a criatividade, por outro lado, devemos  fazer uso dele de forma consciente, para que não sejamos vítimas de um consumismo desenfreado. Resta-nos agir com consciência e sabedoria, em busca de uma perfeita compreensão sobre Marketing.





Nenhum comentário:

Postar um comentário