A Evolução do
Marketing
Por Allan Santos (Aprendiz do ESPRO em Fortaleza)
Com
o advento do mundo capitalista globalizado, algo que já existia desde que o ser
humano surgiu, passou a ser intensificada em escala global a competição, natural, que passou a povoar as relações humanas, sob as mais diferentes formas,
sejam pessoais ou profissionais, chegando à competição entre as empresas, que são
muitas e, consequentemente, a competição é maior, que o envolve o mercado como um todo.
Mas como alguém ou uma empresa pode se tornar mais competitiva?
Mas como alguém ou uma empresa pode se tornar mais competitiva?
Durante
a década de 1950 o mundo passou por mudanças significativas, após o término da
segunda guerra mundial. Muitos países se encontravam em um período de importante
desenvolvimento industrial, que com fim da guerra, nasceram e se reergueram muitas
empresas, e a competição se tornou maior. Foi preciso desenvolver mecanismo que
as tornassem mercadologicamente mais fortes, e é este o papel principal do Marketing em
sua origem, que é destacar, ganhar competitividade, fortalecer e vender um produto e, posteriormente, também ideias.
Outdoors, banners,
panfletos, painéis luminosos, singles,
propagandas em geral são algumas das inúmeras ferramentas utilizadas no marketing. A cada
instante, produtos, serviços e ideias nos são propagados por estímulos visuais
e sonoros, diretos ou indiretos, explícitos ou não. O Marketing está nas
ruas, na internet, nas casas, nas roupas, e passou a existir também competição
dentro do próprio marketing. Vemos empresas numa disputa em mostrar quem é mais
criativa, quem vende melhor. A copa do mundo no Brasil em 2014 demonstrou muito bem essa tendência.
Muitas empresas, não apenas de esportes, criaram
verdadeiras superproduções em propagandas, patrocínios e ações de marketing, com
o objetivo de obter destaque na mente do consumidor, neste importante evento
esportivo. O consumidor deve saber filtrar esses inúmeros estímulos e avaliar o
quanto essas informações de Marketing o influenciam em suas tomadas de decisões, seja na hora da compra ou consumo de um bem ou serviço, ou até mesmo, da adesão a
uma ideia ou linha de pensamento.
Em
sua evolução, o marketing passou a figurar não apenas no âmbito de empresas, mas
também no de pessoas. O marketing agora também é uma ferramenta individual em busca do
destaque pessoal e profissional, que contribuiu para o fortalecimento de uma imagem, que tem sua importância elevada. Mais que isso, o Marketing pessoal é
uma ferramenta essencial para que alguém se mantenha competitivo e presente no
mercado, ou seja, apresentar-se de maneira adequada é um dos primeiros passos de um profissional
para buscar destaque, revelando de forma inteligente as características que o
fazem diferenciado.
O Marketing está em tudo (empresas e pessoas; ideias e produtos; e ruas e casas). Tornou-se importante não apenas por permitir fazer uso de suas ferramentas, como também, na observação de sua
influência direta no mercado, levando em conta até que ponto ele nos ajuda e prejudica.
Sempre existem dois lados da mesma moeda, e no Marketing não seria diferente, pois se por um lado ele influencia as pessoas a comprar de forma frenética, ao transmitir e propagar ideias e conceitos importantes para a sociedade, além dos ganhos com a criatividade, por outro lado, devemos fazer uso dele de forma consciente, para que não sejamos vítimas de um consumismo desenfreado. Resta-nos agir com consciência e sabedoria, em busca de uma perfeita compreensão sobre Marketing.
Sempre existem dois lados da mesma moeda, e no Marketing não seria diferente, pois se por um lado ele influencia as pessoas a comprar de forma frenética, ao transmitir e propagar ideias e conceitos importantes para a sociedade, além dos ganhos com a criatividade, por outro lado, devemos fazer uso dele de forma consciente, para que não sejamos vítimas de um consumismo desenfreado. Resta-nos agir com consciência e sabedoria, em busca de uma perfeita compreensão sobre Marketing.
Nenhum comentário:
Postar um comentário