Por Carlos Delano Rebouças
Com
o fim das duas grandes guerras mundiais, que marcaram aas primeiras cinco
décadas do século passado, as quais acabaram por brecar o crescimento da
indústria no mundo inteiro, revolucionada na passagem do século XIX para o XX, como
também, retardando o crescimento de diversas grandes marcas, percebe-se que a
mais poderosa delas, ainda precisa ser mais trabalhada, com fortes
investimentos.
O
homem e suas vontades e necessidades passaram a ser o alvo com o pós-guerra.
Essa visão se reforça a cada dia. Inevitavelmente o homem consumidor, que ao
mesmo tempo, empreende e produz, passou a ser disputado, diante de sua vontade
e necessidade de consumir, mesmo que às vezes, esteja sem condições para isso.
Assim é enxergado, o homem, na visão capitalista.
Mas
como falara, este mesmo consumidor, disputado no acirrado mercado mundial,
também empreende e produz, e usa de sua imagem, positivada, como ferramenta de
projeção neste mesmo mercado, que dispõe de diversas possibilidades de
crescimento, que nem sempre são conhecidas e usadas, adequadamente.
O
homem precisa entender que ele é um produto no mercado, que mesmo sendo um CPF,
pode parecer um CNPJ. Precisa também, acima de tudo, compreender que esse
produto necessita ser aceito no mercado, conhecido, valorizado e
comercializado. Só assim consegue se estabelecer e fortalecer-se, mantendo
competitivo.
A
final, com quais recursos o homem pode alavancar a sua marca? Como e quando
deve aplica-los? Qual o seu nível de consciência sobre essa importância?
Muitos
recorrem à estética, à apresentação, e à comunicação apurada. São requisitos
inquestionáveis para uma boa vendagem de uma imagem. Porém, o conhecimento,
muitas vezes desprezados por muitos, quem sabe, a maioria, fica em planos bem
inferiores e inexpressíveis.
Obviamente
que determinados setores parecem exigir muito mais a boa apresentação ao
conhecimento, mas a verdade seja dita: estamos vivendo uma era onde o
conhecimento prevalece, em todos os segmentos, e sem ele, “casca” alguma blinda
uma imagem, que não custa a se desfazer, permitindo distorções.
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