O que é Marketing:
Marketing, em sentido estrito, é o
conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas,
mediante quatro possibilidades: preço, distribuição, comunicação e
produto. Em sentido amplo, é a concepção da política empresarial, na
qual o desenvolvimento das vendas desempenha um papel predominante.
Em inglês, Market significa
"mercado", e por isso marketing pode ser compreendido
como o cálculo do mercado ou uso do mercado.
O marketing estuda
as causas e os mecanismos que regem as relações de troca (bens, serviços ou
ideias) e pretende que o resultado de uma relação seja uma transação (venda)
satisfatória para todas as partes que participam no processo.
Apesar disso, marketing significa
mais que vender, porque a venda é um processo de sentido único. O marketing é
um processo com dois sentidos. A venda se apoia em ações de curto prazo. O marketing é
uma atividade a médio e longo prazo. O objetivo final é assegurar a obtenção do
maior benefício possível. No marketing são aplicados conhecimentos avançados a
respeito da prospecção de mercados e a sondagem de opiniões.
O marketing é uma
filosofia: uma postura mental, uma atitude, uma forma de conceber as relações
de troca. É também uma técnica: um modo específico de executar uma relação de
troca (ou seja, identificar, criar, desenvolver e servir a procura). O marketing pretende
maximizar o consumo, a satisfação do consumidor, a escolha e a qualidade de
vida.
O marketing tem uma área de atuação
muito ampla, com conceitos específicos direcionados para cada atividade
relacionada, por exemplo, o marketing cultural, o marketing político, o
marketing de relacionamento, o marketing social, entre outros. O trabalho do
profissional de marketing começa muito antes da fabricação do
produto e continua muito depois da sua venda. Ele é um investigador do mercado,
um psicólogo, um sociólogo, um economista, um comunicador, um advogado,
reunidos em uma só pessoa.
Em Administração de Empresas, Marketing é um conjunto de atividades que
envolvem o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou
serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor, e de estratégias de
comunicação e vendas que superem a concorrência.
Segundo Philip Kotler, marketing é
também um processo social, no qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam
e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os
outros.
Em marketing, o conceito de valor
pode ser definido como todos os benefícios gerados para o cliente em razão do
sacrifício feito por este na aquisição de um produto ou serviço. Oferecer ou
agregar valor é um conceito diretamente relacionado com a satisfação do
cliente, um dos principais objetivos do marketing. O conceito de marketing afirma
que a tarefa mais importante da empresa é determinar quais são as necessidades
e desejos dos consumidores e procurar adaptar a empresa para proporcionar a
satisfação desses desejos.
Com o alcance proporcionado pela
internet e a explosão de redes sociais, surgiu o conceito de Marketing
3.0, em que as empresas buscam uma aproximação com os consumidores e
potenciais clientes, monitorando suas opiniões sobre os serviços ou produtos
oferecidos pela empresa. O marketing digital consiste em uma
abordagem que utiliza a internet e outros meios digitais como instrumento para
atingir os seus objetivos.
Desta forma, os consumidores têm papel fundamental na criação de novos
produtos e serviços, adequados às reais necessidades do mercado.
O conceito de marketing é bastante
amplo, podendo apresentar várias vertentes diferentes, como por exemplo, o marketing viral, marketing pessoal, etc.
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