Com tantos profissionais qualificados no mercado, é preciso encontrar maneiras de se destacar em meio aos concorrentes.
Contudo, há algumas atitudes que te distinguem dos demais candidatos negativamente. Descubra quais são elas a seguir:
1 - Não acompanhar o processo
Depois de uma conversa ou de uma entrevista de emprego, você deve acompanhar o processo da vaga. Mandar um e-mail, cartão de agradecimento ou fazer uma ligação servem para que você fique a par do seu desempenho e que deixe claro para o empregador que está interessado no emprego.
2 - Não personalizar seu currículo
Personalizar o seu currículo envolve duas ações: mostrar interesse pela oportunidade específica e apresentar-se da maneira mais positiva possível. Cada empresa exige determinados pré-requisitos que seu currículo deve preencher. Isso significa que não deve ter apenas um documento padrão para todas as ofertas, mas que te deve se preocupar em fazer um específico para cada empresa ou vaga oferecida.
3 - Não pesquisar
Pesquisar sobre a empresa é muito importante, pois praticamente todas as companhias perguntam aos candidatos o que eles sabem sobre o local onde querem trabalhar. Procure nas redes sociais e noutras plataformas nas quais ela pode estar presente, como blogs. As informações disponibilizadas nesses locais podem fazer toda diferença durante suas conversas com o entrevistador.
4 - Não estabelecer contato com várias pessoas
Uma rede de contatos profissional é de extrema importância para sua carreira, especialmente quando está à procura de novas oportunidades de trabalho.
5 - Chegar atrasado
Contratempos podem acontecer a qualquer um, mas você deve fazer de tudo para evitá-los. Caso isso ocorra, explique sua situação ao entrevistador e procure deixar a melhor impressão possível, de maneira que a imagem que ele tenha de você não se baseie no seu atraso.
6 - Não mostrar o seu valor
Deixe claro às empresas o valor que você tem e por que razão elas te devem contratar. Ao invés de se concentrar no quanto você precisa dessa vaga, você deve focar no quanto a empresa ganharia contigo na equipe.
7 - Não ter referências concretas
As suas referências profissionais devem saber que são exemplos para você. Desta forma, não serão apanhadas de surpresa, de modo a não prejudicar sua candidatura ao cargo.
8 - Estar desesperado
Por mais que precise do trabalho, não deve se mostrar desesperado para os empregadores. Confiança e iniciativa são essenciais durante a procura de emprego.
9 - Concentrar a conversa apenas em você
Muitos candidatos cometem o erro de concentrarem toda a conversa apenas neles mesmos. Esse erro é comum e pode custar sua oportunidade de emprego na medida em que o recrutador não verá o quanto você poderá contribuir para a empresa.
10 - Não causar uma boa impressão
Más impressões podem transformar o melhor dos profissionais no pior dos candidatos. Para evitar esse erro, preste atenção nas suas atitudes, reações, respostas e na maneira como você trata as pessoas ao seu redor. Não se esqueça de manter contato visual e uma postura adequada durante a entrevista.
Fonte: Diário do Nordeste
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