Quadro comparativo:
Papel do professor
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O que fazer com alunos
apáticos ou rebeldes |
Como se realiza
a aprendizagem |
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Construtivismo
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Deve ser vigilante sem ser restritivo, procurando
"antecipar" respostas possíveis, encorajando a criança a
encontrá-las, aceitando hipóteses provisórias que surgem nas aulas.
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As relações de conduta
em sala de aula devem ser trabalhadas a partir de "contratos" nos quais todos têm as mesmas responsabilidades e direitos. |
O conhecimento é construído a partir
da interação entre a criança e o meio. Conhecer é agir |
Montessori
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Seu dever principal é explicar o uso do
material. O professor representa a ligação entre o material e a criança. |
Cada criança tem seu espaço. Aos poucos consegue-se a normalização.
Os rebeldes são isolados em um canto da sala enquanto os demais continuam
suas atividades.
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Na alfabetização usa-se o método fonético apresentando
para a criança a letra e seu som. Associa-se o som a uma imagem conhecida.
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Freinet
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É um orientador, e deve usar seu conhecimento como
instrumento de mediação. É amigo, age e aprende com os alunos.
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À medida que as crianças propõe suas ideias e trabalhos,
os apáticos e rebeldes vão se colocando no grupo e descobrirão o que gostam
de fazer.
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Tateamento experimental. A criança vai dando passos até
acertar.
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Waldorf
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Profundo conhecedor do ser humano, deve usar o amor como
base da relação com os alunos e ter qualidades artísticas, principalmente
criatividade e fantasia.
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São tratados pelo professor em sala de aula. Em casos mais
graves, há o auxílio de um grupo pedagógico, que trabalha pela reintegração.
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Varia conforme a faixa etária:
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Inteligências
Múltiplas
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É um "fisioterapeuta da inteligência". Deve
abandonar o conceito unitário de inteligência e ver-se não como um repetidor
de conceitos, mas como um estimulador de talentos.
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Essas atitudes estão condicionadas ao aluno ter
inteligências dinâmicas ou ignoradas pela escola. Uma criança com talento
pictórico precisa de estímulos para escrever.
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Inteligência não é apenas a capacidade de entender alguma
coisa, mas também criatividade e compreensão.
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