quinta-feira, 6 de novembro de 2014

TEORIAS PEDAGÓGICAS: QUADRO COMPARATIVO


Quadro comparativo:


Papel do professor
O que fazer com alunos
apáticos ou rebeldes
Como se realiza
a aprendizagem
Construtivismo

Deve ser vigilante sem ser restritivo, procurando "antecipar" respostas possíveis, encorajando a criança a encontrá-las, aceitando hipóteses provisórias que surgem nas aulas.
As relações de conduta
em sala de aula devem ser trabalhadas a partir de "contratos" nos quais
todos têm as mesmas responsabilidades
e direitos.
O conhecimento é construído a partir
da interação entre
a criança e o meio. Conhecer é agir
Montessori
Seu dever principal é explicar o uso do
material. O professor representa a ligação
entre o material e a criança.

Cada criança tem seu espaço. Aos poucos consegue-se a normalização. Os rebeldes são isolados em um canto da sala enquanto os demais continuam suas atividades.
Na alfabetização usa-se o método fonético apresentando para a criança a letra e seu som. Associa-se o som a uma imagem conhecida.
Freinet

É um orientador, e deve usar seu conhecimento como instrumento de mediação. É amigo, age e aprende com os alunos.

À medida que as crianças propõe suas ideias e trabalhos, os apáticos e rebeldes vão se colocando no grupo e descobrirão o que gostam de fazer.
Tateamento experimental. A criança vai dando passos até acertar.
Waldorf

Profundo conhecedor do ser humano, deve usar o amor como base da relação com os alunos e ter qualidades artísticas, principalmente criatividade e fantasia.
São tratados pelo professor em sala de aula. Em casos mais graves, há o auxílio de um grupo pedagógico, que trabalha pela reintegração.
Varia conforme a faixa etária: 0 a 7 anos, por imitação; 7 a 14 por vivências emocionais e 14 a 21 por cognição intelectual.
Inteligências Múltiplas

É um "fisioterapeuta da inteligência". Deve abandonar o conceito unitário de inteligência e ver-se não como um repetidor de conceitos, mas como um estimulador de talentos.
Essas atitudes estão condicionadas ao aluno ter inteligências dinâmicas ou ignoradas pela escola. Uma criança com talento pictórico precisa de estímulos para escrever.
Inteligência não é apenas a capacidade de entender alguma coisa, mas também criatividade e compreensão.
  

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