segunda-feira, 6 de março de 2017

EXPRESIONISMO


Embora seja usado como um termo de referência, nunca houve um movimento que se chamasse de expressionismo, além do termo usado por Herwarth Walden em sua polêmica revista Der Sturm, em 1912. O termo é geralmente ligado à pintura e a obra gráfica, na Alemanha da virada do século 20, que desafiou as tradições, nomeadamente através do Die Brücke. O filósofo Friedrich Nietzsche desempenhou um papel fundamental na origem do expressionismo moderno, esclarecendo e servindo como um canal para as correntes negligenciadas da arte antiga.
Definição
Geralmente o termo refere-se a arte que expressa a emoção intensa. Pode-se argumentar que todos os artistas são expressivos, mas há uma longa linha de produção de arte em que é colocada grande ênfase na comunicação através da emoção. Essa arte, muitas vezes ocorre durante o período de convulsão social, e através da arte gráfica há um registro poderoso e comovente do caos na Europa do século 15 sobre a Reforma Protestante, a Guerra dos Camponeses que durou por oito anos na Alemanha, a ocupação espanhola dos Países Baixos e os desastres associados a períodos de caos e opressão são apresentadas.
 Muitas vezes o trabalho é inexpressivo esteticamente, mas quase sem exceção, tem a capacidade de mover o espectador para emoções fortes, movidas pelo horror do drama e muitas vezes só pelas cenas retratadas.
O termo também foi cunhado pelo historiador de arte tcheco Antonín Matějček como o oposto do impressionismo: “Uma vontade expressionista, acima de tudo, de se expressar, numa percepção imediata e baseada nas mais complexas estruturas psíquicas … “.
 Os expressionistas na pintura
 O movimento teve origem principalmente na Alemanha e na Áustria. Havia um bom número de grupos na pintura expressionista, incluindo Der Blaue Reiter e Die Brücke. O grupo Der Blaue Reiter foi baseado em Munique e o Die Brücke foi baseado originalmente em Dresden. O Die Brücke foi ativo por um período mais longo do que o Der Blaue Reiter, que só ficaram juntos por um ano, em 1912.
 Os expressionistas tiveram muitas influências, entre elas a arte de Munch e Vincent van Gogh. Eles também conheceram o trabalho que feito pelos fauvistas, em Paris.
 Influenciado pelos Fauves, o expressionismo trabalhou com cores arbitrárias, bem como composições dissonantes. Em reação e em oposição ao impressionismo francês, que se concentrou em tornar a aparência visual de objetos simples, os artistas expressionistas procuraram captar emoções e interpretações subjetivas.
 O líder do Der Blaue Reiter, Kandinsky, levaria a isto um passo adiante. Ele acreditava que, com cores e formas simples o espectador poderia perceber o humor e sentimentos nas pinturas, pois ele preferia a linha da abstração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário