AS FALHAS
NA COMUNICAÇÃO
Por todos os cantos, vemos as pessoas alegarem que os
problemas nas empresas são causados pelas falhas de comunicação ou pela falta
dela. Se o projeto não ficou pronto no prazo, o gerente logo afirma que houve
um desencontro nas informações, ou seja, problema de comunicação. Se o
funcionário recentemente contratado vai reclamar ao RH que seu salário não é
aquele que foi combinado na entrevista, o gestor desse departamento alegará que
o novo empregado não entendeu bem as condições, ou melhor, teve dificuldade na
comunicação.
Parece que ficou provado que a culpa é sempre dessa
tal comunicação.
Mas, afinal de contas, quem ou o que é comunicação?
Antes de qualquer coisa, o mais importante de tudo
é termos em mente que a comunicação não é uma entidade com vida própria que
sobrevive alimentando-se da sabotagem nos relacionamentos pessoais e
profissionais. Assim como as empresas, a comunicação é feita pelas pessoas.
Portanto, a comunicação ineficaz ou falha ocorre por nossas limitações quando
nos comunicamos.
Comunicação vem da palavra latina “comunicare”, que
significa compartilhar, tornar comum. Para o ser humano, a comunicação é como
os sentimentos, pensamentos, as ideias, emoções são compartilhadas e, assim,
como ele se relaciona com o outro. Através da comunicação, o homem perpetua sua
história, dá exemplos através de suas experiências, convence o outro, negocia,
comercializa, enfim, sobrevive. Além disso, a comunicação é necessária por ser
a maneira como interagimos com os outros, afinal, nascemos para viver em
sociedade.
Retornando ao aspecto profissional e aos desastres
atribuídos à comunicação mal realizada nas empresas, não são apenas as
habilidades de falar e escrever bem e o hábito de leitura que garantem a boa
comunicação. Na verdade, quando agregamos o conceito de comportamento, temos a
Comunicação Comportamental, um processo dinâmico que determina a qualidade dos
relacionamentos profissionais.
Assim, a linguagem corporal, a habilidade de
escutar o outro com atenção, o relacionamento com pessoas difíceis, marketing
pessoal, autoconhecimento e motivação são os pilares da Comunicação
Comportamental.
Por exemplo, um profissional de Vendas que não
atinge suas metas pode não ter desenvolvido sua habilidade de escutar o cliente
com atenção, e todos sabemos que o cliente quer suas necessidades conhecidas,
ou seja, que alguém o escute. Um profissional responsável por um departamento e
por uma equipe pode acreditar que, retendo informações, terá salvaguardado seu
poder. Um atendente que reage grosseiramente diante da reclamação de um cliente
deve achar que a queixa tem fundo pessoal, desconhecendo princípios básicos de
lidar com conflitos.
Poderíamos seguir infinitamente com exemplos de
comunicação defeituosa, mas nosso ponto aqui é mostrar que o desenvolvimento
das habilidades profissionais de comunicação comportamental é feito nas
pessoas. Como consequência, as falhas diminuirão consideravelmente e a tal da
comunicação deixará de ser acusada sem fundamentos.Apesar de nosso enfoque ser
o âmbito profissional, todo esse desenvolvimento é também aplicado com sucesso
na vida pessoal.
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