Para dar uma força aos milhões de estudantes inscritos, vamos
explicar as 5
competências avaliadas na redação do Enem, afinal, a
redação vale mil pontos, ou seja, representa 20% da nota final.
1 – Domínio da norma padrão da língua escrita
O título da primeira
competência avaliada pelos examinadores pode parecer complexo à primeira vista.
Trata-se, na verdade, de um conceito simples. O que o Enem busca avaliar aqui é
a capacidade dos estudantes de diferenciar os registros oral e escrito da
língua. Um exemplo simples: no cotidiano, usamos a expressão “pra” (contração
da preposição “para” e do artigo “a”). Ela pode se adequar perfeitamente a
nossas conversas diárias, mas não fica bem quando precisamos fazer um discurso
na formatura do colégio ou ainda ao escrever uma carta para a direção da
empresa na qual trabalhamos. Nessas situações, deve-se primar pela clareza e
pela precisão, possíveis graças à norma culta da língua. O examinador do Enem
quer saber se o candidato conhece essas diferenças – e se sabe escrever usando
o português correto.
2 – Compreensão da proposta
Um dos erros mais
frequentes – e graves – em redações de vestibulares e do Enem é a inadequação
ao tema proposto. É o que acontece quando o candidato “foge do tema”, como se
costuma dizer. Trata-se de uma falta grave porque sinaliza que o estudante
sequer conseguiu entender a proposta da prova (na verdade, o erro é fatal: quem
não demonstra essa competência ganha nota zero na redação).
3 – Capacidade de organizar e relacionar
informações
Além de apresentar o
tema de redação, o Enem oferece aos candidatos textos de apoio, que podem
servir de subsídio à reflexão a ser desenvolvida. Esses textos ajudam o exame a
avaliar a capacidade do estudante de selecionar e interpretar essas informações
e as relacionar com outras, previamente conhecidas por ele. É avaliada ainda a
capacidade de organizar todo esse conhecimento em defesa de um ponto de vista
pessoal.
4 – Construção da argumentação
Os aspectos avaliados
nessa competência dizem respeito à estruturação do texto e apresentação da
argumentação. O estudante deve demonstrar que sabe usar o idioma para
desenvolver suas ideias sobre o tema proposto de maneira clara e lógica. Dessa
forma, será bem-sucedido na tarefa de comunicar a mensagem pretendida.
5 – Elaborar proposta de intervenção ao
problema exposto
A última competência
busca avaliar se o candidato tem condições de propor alguma ideia para
solucionar um problema. É fundamental detalhar os meios que seriam utilizados
para a solução do problema. O próprio MEC ressalta que as propostas devem ser
feitas respeitando-se os direitos humanos, o que implica não romper com valores
como cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural.
Esperamos
ter ajudado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário