Psicopatia e sociopatia são transtornos de personalidade descritos pelo médico Paulo Maciel, em seu blog, como indivíduos que “não se importam com o sofrimento que causam nas outras pessoas e muitas vezes precisam rebaixar e humilhar os outros para que se sintam melhor. Eles são irritados, irresponsáveis e com total ausência de remorsos, mesmo que digam que têm, mais uma vez tentando levar vantagens”.
Segundo o ‘Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders’, em português, o ‘Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais’, esses transtornos se caracterizam pelo comportamento impulsivo do indivíduo afetado, desprezo por normas sociais e indiferença aos direitos e sentimentos dos outros”.
Cerca de 0,5% a 3% da população mundial possui um desses transtornos. Entre os presidiários, esse número sobe de 45% a 66%. A diferença entre elas é que a psicopatia é genética, enquanto que a sociopatia possui como causa não só a predisposição hereditária, como a influência do ambiente.
Psicopatia
De acordo com o médico, “a psicopatia é caracterizada principalmente pela ausência de empatia com outros seres vivos, resultando em descaso com o bem-estar do outro e sérios prejuízos aos que convivem com eles. Esse desvio de caráter costuma ir se estruturando desde a infância”.
Sociopatia
Já a sociopatia, “persiste pela idade adulta e estes indivíduos não se conformam às normas pertinentes a um comportamento dentro de parâmetros legais. Eles podem realizar repetidos atos que constituem motivo de detenção (quer sejam presos ou não), tais como destruir propriedade alheia, importunar os outros, roubar ou dedicar-se à contravenção”, explica o especialista.
Características da Psicopatia e Sociopatia
Impulsividade
Uma característica bem específica desses pacientes é que eles são extremamente impulsivos. “As decisões são tomadas ao sabor do momento, de maneira impensada e sem considerar as consequências para si mesmo ou para outros, o que pode levar a mudanças súbitas de empregos, de residência ou de relacionamentos. Estes indivíduos tendem a ser irritáveis ou agressivos e podem repetidamente entrar em lutas corporais ou cometer atos de agressão física”, esclarece o doutor Paulo Maciel.
Descontrole financeiro
O descontrole financeiro também é marca dos psicopatas e sociopatas. Eles geralmente não cumprem obrigações, não provêm o sustento da casa ou da família.
Ausência de culpa
Outra postura é a ausência de culpa em relações aos seus atos e a transferência de responsabilidade para outras pessoas. Na opinião deles, as vítimas são sempre as culpadas por tudo. As pessoas acometidas por essas doenças psicológicas têm a “tendência para enganar, distorcer fatos ou ludibriar os outros para obter credibilidade, vantagens pessoais ou prazer”, alerta o estudioso.
Para finalizar, é importante saber que os psicopatas e sociopatas não gostam de animais de estimação e têm pouco apreço às próprias relações familiares bem como as de terceiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário