domingo, 13 de setembro de 2015

COMO LIDAR COM A ARROGÂNCIA: TRÊS DICAS IMPORTANTES

Todos os dias, lidamos com todos os tipos de pessoas, no escritório, na sala de aula, na igreja, nas ruas. Cada colega de trabalho, amigo de faculdade, vizinho ou parente que encontramos e nos relacionamos acrescenta algo em nossa vivência, que nos aproxima ou nos distancia dessa pessoa.
São os valores que carregamos que ditam um tipo de comportamento de alguém e o nível de afinidade que teremos com tal pessoa. Nem sempre o outro carrega consigo os mesmos valores que aprendemos a ter e conquistamos. Por isso mesmo precisamos aprender a lidar com os vários tipos de personalidades que encontramos no meio do caminho e não nos abater caso uma delas tente nos ultrajar.
Você saberia lidar com alguém arrogante sem se deixar contaminar pelas atitudes dele e querer devolver na mesma moeda? O arrogante é orgulhoso, mesmo que só por aparência, porque sente necessidade de se mostrar para o mundo e ter sempre razão, medindo os outros com um olhar de cima para baixo e com o peito estufado.
Por que você desafiaria uma pessoa? Na verdade, devemos nos blindar contra esse tipo de personalidade que tende a tratar mal e humilhar quem está por perto. Essa atitude não permite que a máscara dele caia e mostre o que há por debaixo dela: alguém muito frágil, inseguro, de autoestima baixa e que não acredita nos próprios objetivos e projetos para o futuro.
O que podemos fazer para que pessoas assim, que, inevitavelmente, se aproximam de nós, não interfiram em nossas vidas? Vejam três dicas importantes:
1 - Não se deixe intimidar
O arrogante tem prazer em humilhar. Por isso, não aceite nenhum tipo intimidação e provocação. Para tanto, é primordial não se deixar levar pelo próprio ego e manter a convicção de que a aparente superioridade expressada é a mais pura insegurança. Lembre-se de nunca baixar a cabeça ou, de qualquer forma, se mostrar humilhado. Mas jamais altere o tom da voz, não seja ríspido com uma pessoa arrogante.
2 - Acredite nos seus valores e crenças
É importante desenvolver uma autoestima que corresponda ao que você é, e proceder em conformidade com seus próprios valores e crenças. Uma pessoa com boa autoestima, conhecedora de si mesma e com disposição para melhorar sempre, dificilmente terá a sua vida prejudicada pela ação da arrogância. 
3 - Aja com naturalidade
Bater de frente é dar espaço para que o arrogante atue de forma ainda mais intensa. Não vale à pena. A melhor forma de lidar com uma pessoa assim é deixar claro que ela não influencia o seu modo de ser, de agir ou pensar. O ideal é manter-se impassível, ou seja, agir com naturalidade e coerência.
É muito difícil caminhar com quem acha que somente as suas ideias são boas e se acha superior ao outro. Só usa uma máscara quem é fraco. "Quando tomamos consciência de que a arrogância é uma máscara que esconde alguém muito infeliz, sem autoconfiança e com mísera autoestima, desenvolvemos compaixão e não mais nos influenciamos por sua falsa aparência", afirma a especialista. "Caso essas atitudes toquem tanto o arrogante que ele passe a repensar suas ações, então teremos colaborado efetivamente para a sua transformação", completa.
Quem tem uma vida com Deus é fortalecido pela fé e não se permite enveredar por caminhos que camuflem a sua verdadeira personalidade. Pelo contrário, enfrenta qualquer atitude ou sentimento que o esteja impedindo de transformar de verdade a sua vida para melhor, com qualidades dignas de um homem ou uma mulher de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário