Por Allan Santos (Aprendiz ESPRO em Fortaleza)
Com o advento do mundo capitalista globalizado algo
que já existia desde que o ser humano surgiu passou a ser intensificada em
escala global, a competição, algo natural que passou povoar as relações
humanas, sob as mais diferentes formas, sejam pessoais ou profissionais,
chegando à competição entre empresas, que são muitas e, consequentemente, a
competição é maior, mas como alguém ou empresa pode se tornar mais competitivo?
Durante a década de 1950 o mundo passou por
mudanças significativas, após o terminou da segunda guerra mundial, muitos
países se encontravam em um período de importante desenvolvimento industrial,
que com fim da guerra, passaram existir muitas empresas e a competição se
tornou maior, era preciso desenvolver mecanismo que as tornassem
mercadologicamente mais fortes, e esse é o papel do marketing em sua origem,
destacar, ganhar competitividade, fortalecer e vender um produto e,
posteriormente, também ideias.
Outdoors, banners,
panfletos, painéis luminosos, singles, propaganda, são inúmeras as
ferramentas utilizadas no marketing, a cada instante, produtos, serviços e
ideias nos são propagados por estímulos visuais e sonoros, diretos ou
indiretos, explícitos ou implícitos. O marketing está nas ruas, na internet,
nas casas, nas roupas e passou a existir também competição dentro do próprio
marketing. Vemos empresas disputando a mostrar quem é mais criativo, quem vende
melhor, a copa do mundo no Brasil em 2014 demonstra bem isso.
Muitas empresas, não apenas de esportes, criaram
verdadeiras superproduções em propagandas, patrocínios e ações de marketing com
o objetivo de obter destaque na mente do consumidor neste importante evento
esportivo. O consumidor deve saber filtrar esses inúmeros estímulos e avaliar o
quanto essas informações de marketing o influenciam em suas tomadas de decisões
na hora da compra ou consumo de um bem ou serviço ou, até mesmo, da adesão a
uma ideia ou linha de pensamento.
Em sua evolução o marketing passou a figurar não
apenas no âmbito de empresas, mas também no de pessoas, o marketing agora
também é individual, a busca do destaque pessoal e profissional contribuiu para
o fortalecimento deste tipo de marketing, que tem sua importância elevada, mais
que isso o marketing pessoal é uma ferramenta essencial para que alguém se
mantenha competitiva e presente no mercado. Apresentar-se de maneira adequada é
um dos primeiros passos de um profissional para buscar destaque, revelando de
forma inteligente as características que o fazem diferenciado.
O marketing está em tudo, empresas e pessoas,
ideias e produtos, e ruas e casas. Tornou-se importante não apenas fazer uso
dele, mas também, observar sua influencia e até que ponto ele nos ajuda e
prejudica, sempre existem dois lados da mesma moeda, pois se por um lado ele
influencia as pessoas a comprarem de forma frenética, por outro transmite e
propaga ideias e conceitos importantes para a sociedade, além dos ganhos com a
criatividade, por esse motivo devemos fazer uso dele de forma consciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário