segunda-feira, 10 de abril de 2017

ORIGEM DOS SOBRENOMES: SANTOS

Família Santos

Os sobrenomes no Brasil são bem variados. Santos é um dos mais vistos em brasileiros, mas muitos não sabem muito sobre o mesmo.
O sobrenome Santos, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Santos

A família Santos é originaria da Itália e França. Dessa forma, quando italianos e franceses vieram ao Brasil em busca de uma nova casa, acabaram tendo seus filhos e deixando novas gerações da Família Santos, agora com nacionalidade Brasileira e sobrenome estrangeiro.
Na Itália, “Santi” é um sobrenome pertencente à nobreza Italiana. Na França o sobrenome era inicialmente dado à pessoas que nasciam no dia primeiro de novembro, dia de todos os Santos. Dessa forma, a origem do sobrenome passava a ser Católica.
Outra possível origem deste nome se dá por conta da região Sierra de Los Santos, na Andaluzia.
É certo de que em todos os lugares este sobrenome tem uma certa origem nobre. Acredita –se que há uma certa associação do sobrenome com relação à nobreza e a igreja católica. Então por esse motivo, a nobreza inicialmente tinha mais poder sobre este nome.

Curiosidades

Em sua linha sacerdotal, destaca-se o padre mineiro João Pedro dos Santos, que ao morrer, em 1850, reconheceu sete filhos.
O nome Santos também foi adotado por judeus obrigados a se converter, os cristãos-novos.

Variantes do sobrenome Santos

Como você pode perceber, existem muitas pessoas que possuem o sobrenome “Dos Santos”. Esta é uma das variantes mais comuns deste sobre nome e tem uma razão para existir.  Segundo a história, este tipo de sobrenome era dado à mulheres que já tinham o sobrenome Santos de nascença e acabaram por se casar com pessoas de mesmo sobrenome. Dessa forma, para que não ficasse “Santos e Santos” a pessoa passava a “Dos Santos”.
No exterior podem ser encontradas também variantes como Santeiro, Santo, Santero. Francês: Toussaint, Italiano: Sante ou Santoro. É raro, mas possível encontrar essas variantes no Brasil, provavelmente de famílias de imigrantes recentes.

Brasão da Família Santos

Por conta de suas diversas origens, o brasão da família Santos possui algumas diferenças de país para país. Você pode conferir imagens abaixo de brasões da família Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário