quarta-feira, 19 de abril de 2017

ORIGEM DE SOBRENOMES: RIBEIRO

Família Ribeiro

A família Ribeiro é bastante visada no Brasil. A explicação disso se deve ao fato de sua origem juntamente com a história do Brasil. Veja abaixo alguns conhecimentos sobre este sobrenome bastante popular por aqui.
O sobrenome Ribeiro, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Ribeiro

Sobrenome de origem portuguesa, onde se contra a família mais nobre deste sobrenome. Ele é classificado como um toponímico, uma vez que tem sua origem geográfica. Ribeiro significa riozinho, o que pode ser facilmente associado a ribeirão.
Há indícios que Ribeiro, ou Ribeira, pode ter surgido também na península ibérica. Ribeiro como sendo pequeno rio e Ribeira a terra que é banhada por rios. Dessa forma, pessoas que nasciam e viviam nessa região acabaram por adotar o sobrenome e passar para as próximas gerações.
Procedem de el-rei D. Ramiro, ultimo de Leão e há em Castela ( Espanha) deste apelido casas muito principais.

Variantes do sobrenome Ribeiro

Ribeiros e Ribeiras são nomes alternativos que pertencem à mesma família. Estes não são muito encontrados no Brasil e mais populares na Europa. Ao que parece, a família Ribeira não pode ser considerada uma variante do sobrenome, uma vez que seu brasão não é o mesmo e sua história de origem também não condiz.

Brasão da Família Ribeiro

O brasão da família mais conhecido é composto por quatro partes, duas com um tipo de “estampa” e outras duas com outro tipo de “estampa”. Além disso, neste mesmo brasão é encontrada uma flor no topo. Este parece ser o brasão oficial da família Ribeiro e de seus nomes alternativos.
O que pode acontecer também é se encontrar outro tipo de brasão para a família Ribeira. Este não deve ser associado ao mesmo brasão da família Ribeiro, uma vez que essas podem ser famílias diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário