O que significa
ISO?
ISO é a sigla da Organização Internacional de Normalização (International
Organization for Standardization), com sede em Genebra, Suíça e que cuida da
normalização (ou normatização) de produtos e serviços em nível mundial.
A ISO ficou popularizada pela série 9000, ou seja, as normas que tratam de
Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas empresas.O propósito da ISO
é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas igualmente por
todos os países do mundo.Ferramenta para gerar lucro através da melhoria dos
processos
O que é a NBR ISO
9001?
A NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001
que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma
organização, não significando, necessariamente, conformidade de produto às
suas respectivas especificações.
Em 1987 a ISO editou a série 9000 com o objetivo de estabelecer critérios
para implantação de Sistemas de Garantia da Qualidade. A primeira versão
criou uma estrutura de três normas sujeitas à certificação, a ISO 9001, 9002
e 9003, além da ISO 9000 que era uma espécie de guia para seleção da norma
mais adequada ao tipo de organização.
Normas NBR ISO 9000:
Existem três normas na família ISO 9000 que são:
ABNT NBR ISO
9000:2000: Descreve os fundamentos de
sistemas de gestão da qualidade e estabelece a terminologia para estes
sistema;
ABNT NBR ISO
9001:2008: Especifica requisitos para um
Sistema de Gestão da Qualidade, em que uma organização precisa demonstrar sua
capacidade para fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente, aos
regulamentares legais, e objetiva aumentar a satisfação do cliente;
ABNT NBR ISO
9004:2000: Fornece diretrizes que consideram
tanto a eficácia como a eficiência do sistema de gestão da qualidade. O
objetivo desta norma é melhorar o desempenho da organização e a satisfação
dos clientes e das outras partes interessadas.
Objetivo:
O objetivo da NBR ISO 9001 é complementar os requisitos dos produtos e
serviços prestados por uma organização, a qual pretende implementar
os seus padrões de qualidade e tornar-se mais competitiva nos mercados
interno e externo.
Todo o funcionamento da "empresa de qualidade" gira em torno
do conceito de qualidade que foi definido. A implementação das normas é
baseada no ciclo PDCA:
Benefícios:
Entre os principais benefícios da certificação ISO 9001, podemos
apontar:
Os Princípios de Gestão da Qualidade:
Foco no cliente
Liderança sobre
objetivos comuns
Envolvimento de
todos
Abordagem
Sistêmica
Ver as coisas
como processos
Melhoraria
Contínua
Decidir
após ter os dados
Benefícios
mútuos entre clientes e fornecedores
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ACREDITANDO SEMPRE QUE A EDUCAÇÃO É A REDENÇÃO DE QUALQUER NAÇÃO E QUE DEVEMOS APOSTAR NISSO.
segunda-feira, 17 de agosto de 2015
NBR - ISO 9001
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