sexta-feira, 26 de maio de 2017

Dez dicas para você conseguir 200 pontos na competência 3 da prova de Redação do Enem:

1) A Competência 3 é avaliada com bastante cautela e atenção pelos avaliadores, já que ela traz informações preciosas sobre o sujeito autor, o que ele pensa a respeito do tema, de que maneira problematiza questões sociais, enxerga o mundo a sua volta e se coloca no mundo discursivamente, seja em âmbito formal, como em um texto de natureza argumentativa, seja em uma conversa informal, com aqueles de seu convívio. Nessa competência é possível avaliar se os sujeitos estão amadurecidos, de que maneira convencem os outros sobre determinados assuntos a partir da palavra, já que isso fazemos o tempo todo, na escola, em uma roda de amigos, no trabalho, nas redes sociais: sempre temos alguma coisa a dizer sobre determinado assunto.

2) O autor deve atentar ao fato de que os leitores buscam em seu texto informações novas sobre o tema, pois o senso comum ele já sabe por meio das mídias de massa, como TV, rádio e internet. Isso significa que o autor jamais deve reproduzir informações óbvias, ele deve trazer para a discussão argumentos consistentes que façam o leitor questionar-se: “Como não pensei nisso antes?”.

3) O autor deve desenvolver sua tese a respeito do tema e selecionar argumentos com o objetivo de sustentá-la até o final do texto e de convencer os leitores de todas as idades, gêneros ou classes sociais a acatarem seus pontos de vista. Isso não é tarefa fácil, já que há todo tipo de leitores, como aqueles que acreditam na primeira notícia que leem e outros que são bastante desconfiados. Afinal, quem é você, autor, para que eu acredite em você?

4) Uma argumentação consistente envolve a seleção, organização e interpretação de dados, fatos e informações que possam ser comprovados a partir de pesquisas, números e notícias, bem como a mobilização de outras vozes de autoridade para concordar ou refutar. Em suma, os argumentos consistentes são aqueles que não partem do “achismo” do autor.

5) Um grande problema que encontramos a respeito da competência 3 é a reprodução de informações que a maioria já está cansada de saber, pois, de tão divulgadas nas mídias, são comuns e não despertam a reflexão. O leitor sai da leitura do texto do mesmo jeito que entrou. Nesses casos, podemos considerar que o texto não tenha cumprido seu objetivo, apenas “ludibriou” o leitor. O autor deve problematizar o tema, não reproduzir constatações.

6) Para convencer/persuadir os leitores, são necessárias algumas estratégias. O autor pode apresentar-se no texto como sendo uma voz de autoridade, como um profissional de conhecimentos notórios autorizado a debater sobre o tema ou como um profissional da área que, diariamente, lida com o assunto.

7) Evite fazer afirmações ou generalizações que não possam ser comprovadas. Sem comprovação, fica difícil convencer alguém. A generalização deve sempre ser evitada, já que as pessoas são e pensam diferentemente e porque existem outras realidades, culturas e sociedades que lidam com naturalidade sobre aquilo que repudiamos e vice-versa. Lembre-se: o mundo é grande e somos seres heterogêneos. Evite, por exemplo, expressões como: “as pessoas ficam mais conectadas a seus aparelhos celulares do que a suas famílias...”. TODAS as pessoas são assim? Outra forma de generalizar é quando o autor aborda o tema apenas a partir de um viés, positivo ou negativo, ou seja, ou as coisas vão muito bem, ou vão muito mal. Normalmente, os estudantes posicionam-se politicamente corretos e afirmam que as coisas vão mal, muito mal. É sempre bom pensarmos: será que não há nada de positivo sendo feito ao longo dos séculos?

8) O ponto de vista do autor a respeito do tema deve estar relacionado à tese apresentada ainda na introdução. Na introdução, o autor do texto apresenta uma tese geral, o que ele considera como relação de causa e consequência sobre o tema. No desenvolvimento, o autor apresenta fatos, dados, notícias, vozes e argumentos que possam comprovar a tese inicial. A partir de cada argumento, o autor faz sua crítica: concorda ou não, felizmente ou não, que é preciso tomar atitude, etc.

9) O autor deve selecionar apenas as informações e dados mais relevantes, já que possui um espaço de apenas 30 linhas para desenvolver todo o texto.

10) Os argumentos selecionados pelo autor devem ser retirados tanto dos textos motivadores quanto dos conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação. Isso está claro nos comandos da proposta e significa que será avaliada sua leitura de mundo, seus conhecimentos nas mais diversas áreas do saber, como filosofia, artes, biologia, geografia etc., e sua capacidade de relacionar os saberes aos fatos sociais.


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