sexta-feira, 4 de novembro de 2016

DICAS PARA O ENEM: REDAÇÃO


Amigos, bom dia!
Neste final de semana teremos mais uma edição do Enem, um dos maiores exames que acontecem em nosso país, e contará com milhões de escritos nos quatros cantos do Brasil.
Só de pensar que faltam poucos dias para ter início, muitos candidatos começam a perder o sossego, deixando o nervosismo prevalecer, que nada é salutar para se pensar em êxito no exame.
Muitos são os motivos para que a paz não reine na mente dos candidatos, dentre eles, algumas disciplinas que serão exploradas no concurso, como Matemática, Física, Química, Português e Redação. Esta, de grande relevância na aprovação e classificação.
No dia da prova de redação tenha muito cuidado em não fugir do tema sugerido, bem como com a transcrição de textos (seja você mesmo o autor), embora possa parafrasear.
Cuidado em não ir de encontro aos direitos humanos, instigando, por exemplo, a violência, ou mesmo, fazendo apologia a qualquer outro tipo de transgressão.
Escolha um título, embora não seja obrigatório, mas que certamente colabora muito com a tese que será defendida, de acordo com o tema proposto.
Argumente com exaustão, mas sem precipitações, para não cometer erros cruciais que poderão tirar pontos preciosos na sua avaliação. Siga a lógica na apresentação de suas ideias na passagem de um parágrafo para o outro, usando os recursos coesivos corretos ( cuidado com as preposições). Faça uso também das referenciações.
Estude a morfologia e a sintaxe, pois seus conhecimentos são de extrema importância para a produção de um bom texto. Um cuidado com períodos muito longos, e, principalmente, nos compostos por subordinação, para não misturar desenvolvidas com reduzidas.
Na intervenção, que deve acontecer no parágrafo de conclusão, apresente no mínimo três agentes interventores. Justifique o papel de cada um deles na solução apresentada, de forma sucinta, porém, clara, sem deixar margem para interrogações. Ah! na abertura do parágrafo, muitos professores recomendam o uso de uma conjunção conclusiva.
No mais, precisa-se ter muita calma, bastante cautela e uma boa noite de sono. Muita fé e confiança!
Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário