Por
Carlos Delano Rebouças
Sempre
fiquei a analisar o logotipo emblemático no mercado mundial da Apple,
especialmente ao detalhe de uma corte, indicando que sofreu uma espécie de
mordida, e o que este detalhe pode representar para clientes e possíveis clientes
de seus produtos no mundo inteiro.
Não
temos como deixar de nos lembrar da milenar história de Adão e Eva, e a famosa
mordida na maçã. Foi assim que, segundo as sagradas escrituras, o primeiro
casal criado por Deus, e, ao experimentar o fruto proibido, primeiramente Eva,
e depois, Adão, toda a humanidade ficou privada da perfeição e de uma vida
infindável.
Em
muitas ilustrações da história, esse fruto foi uma maça. O mesmo fruto usado
por Steve Jobs como um ícone de sua marca no mercado. Mais uma vez a maça
aparece como um instrumento de mudanças, como uma isca para a humanidade, a fim
de fazer, com seu experimento e sua apreciação, que nunca mais sejamos os
mesmos. Que tornasse de fato um divisor de águas na vida de muitas pessoas.
Não
sabemos se Jobs pensou exatamente assim. Confesso que não pesquisei nada em
relação a isso, mas por pura dedução, acredito que a maça e sua mordida não
aparecem gratuitamente no seu logotipo, numa escolha aleatória de um fruto ou
só por afinidade. Pela visão que temos de mercado, Jobs ratificou a sua genialidade
a partir da concepção de sua marca, sem esquecer, obviamente, do empenho sempre
percebido em aspectos como design e qualidade, fortíssimos diferencias que
fazem da Apple, uma das marcas mais fortes do mercado, se não a maior.
Independentemente
de ter sido ou não a escolha da maça proposita, pela relação com o episódio que
envolveu Eva e Adão, ou, se a Apple e seu logotipo tão emblemático, com a maçã
mordida em detalhe tão oportuno, uma coisa é certa: No conjunto da obra a logo
representa sucesso de uma marca vencedora e nada acontece fortuitamente.
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