segunda-feira, 1 de junho de 2015

SETE DICAS DE FEEDBACK NO TRABALHO

1. Escolha um momento propício para o diálogo
O ideal é conversar e apontar os erros em uma ocasião que ambas as partes estão calmas e abertas ao diálogo, tornando o feedback muito mais saudável e produtivo.

2. Recorra à inteligência emocional

Para evitar conflitos desnecessários e improdutivos, respire fundo e assuma o controle dos seus estados emocionais. Assim você evitará reações explosivas que não contribuirão para a solução do problema.

3. Planeje qual a abordagem mais adequada para a conversa

A preparação é fundamental, e, para tanto, é preciso refletir de forma cuidadosa sobre o que e como conversar. Por meio dessa reflexão, os pontos mais importantes serão privilegiados durante a realização do feedback.

4. Cuidado com o tom de voz e os termos pejorativos

Fique alerta para não usar um tom de voz elevado e adjetivos subjetivos que possam atingir diretamente (ou indiretamente) a outra pessoa. Agir assim desviará você do seu objetivo.

5. Opte por um ambiente neutro

É aconselhável que a conversa aconteça em um ambiente calmo, sem interrupções de outras pessoas. Uma boa opção é a sala de reunião ou qualquer outro em que a pessoa sinta-se confortável.

6. Lembre-se: é um diálogo e não um monólogo 

Procure ouvir o que o outro tem a dizer e espere pelo momento certo para se pronunciar. Ser paciente é exemplo de maturidade. Respostas rápidas podem gerar ou aumentar a tensão.

7. Analise pontos a serem aprimorados

É fundamental analisar os pontos fortes e fracos de um conversa para que seja possível melhorar a comunicação e determinadas atitudes. Desse modo, você não só desenvolverá habilidades que evitarão conflitos, como também saberá agir em outras situações.

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