Localizada no continente europeu, Malta não possui fronteiras terrestres, estando relativamente próxima à Itália e à Tunísia. O território nacional, com extensão de apenas 316 quilômetros quadrados, é formado por cinco ilhas no Mar Mediterrâneo, das quais três são habitadas (Malta, Comino e Gozo); e duas, desabitadas (Filfla e Cominotto). A capital, Valletta, está situada na ilha de Malta.
Esse país possui grande valor histórico. De acordo com pesquisas arqueológicas, a região que atualmente corresponde a Malta é habitada desde o quinto milênio a.C. As ilhas de Malta e Gozo abrigam os Templos Megalíticos, considerados as mais antigas construções da humanidade.
Templos Megalíticos
A população é composta por aproximadamente 410 mil habitantes. Em virtude da pequena extensão territorial de Malta, a densidade demográfica (população relativa) é muito alta (1.297,4 habitantes por quilômetro quadrado), fazendo com que o país seja extremamente povoado.
A maioria desses habitantes desfruta de elevada qualidade de vida. Conforme relatório divulgado em 2010, pela Organização das Nações Unidas (ONU), a nação detém Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito alto, com média de 0,815, ocupando o 33° lugar no ranking mundial, que é composto por 169 países. Entre os bons indicadores estão as baixas taxas de mortalidade infantil (6 para cada mil nascidos vivos) e de analfabetismo (7,5%).
Na economia, Malta tem como grande fonte de receitas financeiras o turismo, impulsionado pelas belezas naturais e a riqueza histórico-cultural. O setor industrial é representado pelos segmentos eletroeletrônico, naval, alimentício e têxtil. O setor de serviços financeiros também contribui de forma significativa para a economia nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário