10 dicas de como diminuir seus gastos, para conseguir poupar e ainda investir na sua carreira profissional.
- Anote tudo o que você gastar
Essa é uma técnica antiga, mas que dá certo sempre. Ao anotar tudo o que você gasta (pequenos gastos entram aqui também) você adquire um controle maior sobre o que está gastando e assim, perceber onde pode poupar mais. Pode parecer entediante no começo, mas esta é a forma ideal para descobrir se está gastando desnecessariamente.
- Dê férias ao seu cartão de crédito
O grande problema do cartão de crédito é a falsa sensação de poder comprar aquilo que desejamos, e não temos dinheiro suficiente no momento. Sim, podemos fazer isso mas o fato é, muitas pessoas perdem o controle de suas finanças ao utilizar o cartão de crédito, já que pode facilmente perder-se a noção de quanto gastou. Pequenos gastos transformam-se em uma quantia imensa, difícil de ser paga. Em uma sociedade consumista, em que o que vale é o ‘’aqui e agora’’, o cartão de crédito nas mãos, é realmente um grande risco. Sem contar nos juros abusivos ( a segunda maior taxa do mercado) que são cobrados caso a fatura não seja quitada completamente ao mês.
- Evite fazer refeições fora (mesmo que seja um lanchinho)
Sempre que possível, prefira fazer as refeições como almoço e café da manhã em casa, leve também um lanchinho para os intervalos. Além de ser um método mais econômico, é o mais saudável. Mesmo que não seja possível levar seu lanche de casa todo dia, tente sempre que possível. Você vai se surpreender ao perceber o tanto que você pode economizar mensalmente.
- Crie metas para seus gastos
Definir uma quantidade de quanto você pode gastar com lazer, alimentação é possível sim, basta criar metas baseado no seu custo mensal, uma dica é dividi-las por categorias:
50% da renda para os gastos essenciais: todos aqueles necessários para você se manter no dia a dia: moradia, alimentação, transporte, educação, etc.
15% da renda para prioridades financeiras: se você estiver endividado, sua prioridade será quitar as dívidas. Se não, poupar para o futuro.
35% da renda para estilo de vida: todos os gastos relacionados a hobbies e lazer: academia, salão de beleza, compras no shopping, etc.
- Poupe sempre. De preferência estabeleça um valor fixo para poupar mensalmente (encare essa poupança como mais uma de suas despesas)
Estabelecer um valor fixo para poupar mensalmente é o ideal, na dica acima, o valor indicado para se poupar é de 15% da renda, mas dificilmente aqueles que estão endividados conseguirão, contudo, o importante aqui é poupar sempre, mesmo que valores um pouco mais baixos. Encare essa poupança como mais uma de suas despesas mensais, estabelecendo valores de acordo com a sua renda para criar o hábito de poupar sempre.
- Quando for ao supermercado leve uma lista detalhada das coisas que precisa e pague com dinheiro, à vista.
Um dos locais onde acabamos gastando mais do que deveríamos é no supermercado, limite-se a comprar somente aquilo que está escrito na lista, assim será mais fácil manter-se dentro do seu orçamento e não acabar gastando desnecessariamente. Evite pagar suas compras com o cartão de crédito, para evitar abusos causados pelo ‘’poder de compra’’ que o cartão nos proporciona, prefira pagar á vista, em dinheiro.
- Sempre que possível, prefira o transporte coletivo e deixe seu carro em casa.
Livre-se das filas e do estresse no trânsito, deixe seu carro em casa e economize uma quantia considerável da sua renda mensal com combustível. Outra alternativa é combinar com os vizinhos a ‘’carona solidária’’ assim, é possível diminuir a quantidade de veículos, melhorando o trânsito e a qualidade do ar nas cidades. Com o uso dessas alternativas , é possível reduzir em até 75% os custos com combustível.
- Saia menos (aprenda a dizer não)
Reveja suas prioridades e seja firme quando não quiser fazer alguma coisa, muitas pessoas acabam cedendo à pressão dos colegas e saem sem ter se programado financeiramente e consequentemente acabam gastando demais, extrapolando seu orçamento. Sair com os amigos, com a família é de extrema importância, mas tenha em mente que tudo precisa de planejamento, estabeleça um número de vezes que você pode sair e fazer atividades para o seu lazer, afinal, ninguém é de ferro.
- Não subestime o poder dos ‘’pequenos gastos’’ eles fazem uma grande diferença ao final do mês
Um dos grandes vilões dos orçamentos são os pequenos gastos do dia a dia, justamente por não notarmos que eles são importantes na hora de contabilizar as despesas. Não ignore esses pequenos gastos, e sempre que possível, tente diminuí-los. No fim das contas, um cafezinho depois do almoço e o lanchinho da tarde fazem diferença no seu orçamento.
- Se possui dívidas: foque em quitá-las
Por fim e não menos importante, se você possui dívidas, à prioridade deve ser em quitá-las para equilibrar as finanças. É preferível pagá-las à vista, para conseguir um desconto, se não for possível, tente uma negociação ou uma contraproposta com seus credores, para conseguir parcelas que caibam no seu orçamento. Concentre o vencimento das parcelas para o início do mês, ou seja, logo que seu salário cai, você já separa o valor necessário para pagar, antes mesmo de pensar gastar em outras coisas.
Organizar as finanças para economizar é uma tarefa que exige muita disciplina e autocontrole, mas não é impossível. Aos poucos você vai perceber que não é tão difícil assim assumir o controle do seu orçamento, basta seguir as dicas para essa tarefa se tornar um pouco mais fácil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário