Autor:
Professor Carlos Delano Rebouças
Conversando
a pouco com um colega professor, chegamos à mesma conclusão sobre o fator que
desencadeia o sucesso para qualquer pessoa. A disciplina.
Muita
gente odeia essa palavra e a repudia desde a sua infância, mesmo sem saber que
teria grande importância na sua trajetória de vida. Pais, mães e educadores,
responsáveis pela educação e formação de pessoas, cidadãs, esforçam-se numa
força tarefa em busca de condicionar seus pupilos para melhor encarar o mundo e
as atividades existentes.
Há
quem acredite e defenda que disciplina é um conceito relacionado exclusivamente
a gestão do tempo (pontualidade e assiduidade), mas é muito mais do que isso e
exemplos são inúmeros: alimentar-se corretamente; escovar os dentes após as
refeições, postura correta as sentar-se; conciliação entre estudo e diversão;
dentre outros. A criança começa a se condicionar a uma postura que a levará a
ser respeitada.
Na
escola não é diferente e os profissionais de educação infantil sabem muito bem
lidar com aspectos comportamentais. Depara-se com crianças totalmente distantes
desse conceito, mas, em contrapartida, percebem outras que demonstram desde
pequeninas, atitudes que retratam a formação disciplinar aprendida em casa,
pelos responsáveis. Aí vem a necessidade de homogeneizar a turminha e
direcioná-los no mesmo perfil.
Passam-se
os anos, tornam-se adultos e colhem-se as consequências; e o dito popular se
confirma: Colhe-se o que se planta.
Ser disciplinado leva as pessoas ao sucesso,
às conquistas, por diversos fatores, como: melhor gestão de tempo,
estabelecimento de metas e objetivos, compreensão analítica sobre
administração, negócios e principalmente educação.
Na
educação, a disciplina é extremamente importante, pois, diante da escolha
consciente, e da compreensão da sua real necessidade, muito mais que somente
representar conquista profissional, representa ser um instrumento de iniciação
de um alicerce de conhecimentos necessários para um encontro, futuro, com tudo
aquilo que sempre foi sonhado. Passa a ser visto como parte integrante do
processo educativo.
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