terça-feira, 28 de abril de 2015

DIA DA EDUCAÇÃO: 28 DE ABRIL


Por Carlos Delano Rebouças

Que bom, a educação também tem um dia!  No dia 28 de abril se comemora o dia da educação no Brasil, num país que demonstra, infelizmente, uma péssima relação com a instituição vista como primordial para o crescimento de qualquer nação.

Sabemos que nem todo mundo sabe da existência de uma data comemorativa ao dia da educação, porém, altamente compreensível, quando ao menos se sabe definir datas como 07 de setembro e 15 de novembro, além do 01 de maio, que bate a nossa porta. Ah, mas o povo brasileiro sabe quando é o dia das mães, dos pais, natal, e diz que o feriado do dia 12 de outubro é por causa do dia das crianças, e não, por ser o dia da Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil!

Independente de não saber definir feriados e fazer confusão com alguns, o mais importante é que a educação tem o seu dia, e que sirva para uma reflexão de sua importância no país. É muito importante possuir uma data para ser reverenciada, contudo, precisaria ser valorizada a cada dia do ano, ininterruptamente, com todo o compromisso e responsabilidade atribuídos e abraçados por cada cidadão do país.

Defender a causa de uma educação de qualidade no Brasil é de responsabilidade de cada um de nós, desde que tenha afinidade e compromisso com ela, valorizando-a como deve ser. Precisamos, nós brasileiros, refletir sobre a sua real importância e suas consequências na vida e na sociedade, como também, nas escolhas feitas e nas atitudes tomadas. Não podemos abrir mão de um recurso tão necessário, sobretudo, poderoso, que torna uma nação respeitada e conhecedora de seus direitos e deveres.

Que o dia 28 de abril, o Dia da Educação, seja reverenciado como precisa ser, e que represente um marco na vida de muitos, convictos que na educação está o caminho para o desenvolvimento de uma nação, e que sirva, também, de estímulo a novos investimentos e a uma nova cultura, mesmo que este caminho esteja na contramão dos interesses de quem comanda o Brasil.

Parabéns educação! Seja forte em nosso país! Lute e relute, sempre! Acredite que muitos ainda acreditam em você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário