segunda-feira, 29 de junho de 2015

CUMBUCO MADE IN CHINA



Por Carlos Delano Rebouças

Chegando à bela praia do Cumbuco, em Caucaia, Ceará, no litoral oeste do estado, decidi parar o carro e procurar um local onde pudesse comprar uma garrafinha d’água. Ainda estávamos adentrando aquele lugarejo que vimos crescer com cara de pescadores, artesãos e comerciantes nativos, e que hoje, atrai turistas de todo o mundo, com grandes empreendimentos. Mudança cultural que ainda não conseguimos digerir.

Caminhando calmamente sob um forte sol, típico da região, só vejo chineses. Senti-me em Pequim, onde antes, via com muito mais frequência, tantas raças, cores e idiomas. Interesses distintos que variavam, mas que quase todos, residiam em aproveitar as belezas naturais da região.

Bom dia!  Uma garrafinha d´água mineral, tens,por gentileza? Troco para dez reais, ok?
Esta foi a minha pergunta, que teve como resposta um monossilábico “sim”, que ao certo, partindo de um conterrâneo de Jackie Chan, não me passou total segurança quanto ao seu entendimento.

O chinês e sua língua em todos os cantos do Cumbuco. Nas fachadas das lojas, de restaurantes típico de sua culinária, lanchonetes, e até, em templos religiosos. Sentimo-nos mesmo que a China é bem aí, em Caucaia.

Segundo as justificativas, Cumbuco com cara de Pequim decorre por conta dos investimentos feitos no vizinho São Gonçalo do Amarante, mais precisamente, no distrito do Pecém, que acolhe um grandioso complexo portuário e indústrias, que ali se instalam, dentre elas, aquelas que contam com a mão-de-obra chinesa e suas construtoras.

Preferem se instalar, como moradia, na vizinha Caucaia, em suas praias, especialmente Cumbuco, que hoje, conta com uma significante quantidade de chineses, que fazem daquele pequeno e mundialmente conhecido atrativo turístico, a sua segunda casa.

Nada contra, nem queremos parecer incomodados com isso. Defendemos que esta terra de meu Deus é de todos nós, independentemente da cor, raça e do idioma. Somos um povo hospitaleiro, receptivo e cosmopolita. Sejam sempre bem vindos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário