OHSAS 18001 Saúde e segurança ocupacional
Muitas organizações estão implementando um Sistema de Gestão de Saúde e
de Segurança Ocupacional (SGSSO) como parte de sua estratégia de gestão de
riscos para lidar com mudanças na legislação e proteger seus colaboradores.
Um SGSSO promove um ambiente de trabalho seguro e saudável através de
uma estrutura que permite à sua organização identificar e controlar
consistentemente seus riscos à saúde e segurança, reduzir o potencial de
acidentes, auxiliar na conformidade legislativa e melhorar o desempenho geral.
A OHSAS 18001 é uma especificação de auditoria internacionalmente
reconhecida para sistemas de gestão de saúde ocupacional e segurança. Foi
desenvolvida por um conjunto de organismos comerciais líderes, organismos
internacionais de normas e certificação com foco em uma lacuna para a qual não
existe uma norma internacional certificável por organismos certificadores.
A OHSAS 18001 foi desenvolvida com compatibilidade com a ISO 9001 e a ISO 14001, para ajudar a sua organização a
cumprir com suas obrigações de saúde e segurança de um modo eficiente.
As áreas chave a seguir são enfocadas pela OHSAS 18001:
- Planejamento da
identificação de perigos, avaliação de riscos e controle dos riscos
- Estrutura e responsabilidade
- Treinamento, conscientização
e competência
- Consulta e comunicação
- Controle operacional
- Prontidão e resposta a
emergências
- Medição de desempenho,
monitoramento e melhoria
A OHSAS 18001 pode ser adotada por qualquer organização que deseja
implementar um procedimento formal para redução dos riscos associados com saúde
e segurança no ambiente de trabalho para os colaboradores, clientes e o público
em geral.
Em um mercado competitivo, seus
clientes estão buscando mais do que simplesmente preços justos de seus
fornecedores. As companhias precisam demonstrar que seus negócios são
gerenciados de forma eficiente e com responsabilidade e que podem fornecer um
serviço confiável sem tempos de parada excessivos causados por acidentes e
incidentes relacionados a trabalho.
A certificação de seu sistema de gestão
OHSAS 18001 permite à sua organização provar que está em conformidade com a
especificação e provê os seguintes benefícios:
- Redução potencial no número de acidentes
- Redução potencial nos tempos de parada e
custos associados
- Demonstração de conformidade legal e
regulatória
- Demonstração às partes interessadas de seu
comprometimento com a saúde e a segurança
- Demonstração de uma abordagem inovadora e
voltada para o futuro
- Maior acesso a novos clientes e parceiros de
negócios
- Melhor gestão dos riscos relativos à saúde e
segurança, agora e no futuro
Redução potencial de seus custos de
seguros por responsabilidade pública.
Nós somos experts em treinamento,
assim como em auditoria e temos uma ampla variedade de cursos abertos ou “in
company” dedicados para ensinar as habilidades que você precisa antes, durante
e depois da certificação na norma.
Desde um curso introdutório de um dia,
a um treinamento de implementação, ou cursos de auditor, nosso conjunto de
treinamentos abertos ou “in company” pode ajudá-lo em cada estágio do processo.
Nossa experiência de como organizações de todos os tipos e tamanhos se
relaciona com a norma é inigualável - e nós podemos oferecer o treinamento que
você precisa para o entendimento, implementação, auditoria e certificação de
seu sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional.
Nós oferecemos um programa abrangente
de cursos de treinamento cobrindo todos os aspectos de OHSAS 18001. Para saber
sobre os treinamentos disponíveis, acesse nossa página na área de Saúde e
Segurança Ocupacional.
Se você já é um cliente BSI e tem
outras normas implementadas, nossa equipe técnico-comercial ou seu Client
Manager* pode ajudá-lo a avaliar onde você está agora, e guiá-lo
através do processo de certificação.
Se você é novo na BSI, não se
preocupe, continua sendo um processo fácil.
1. Escolha e compre a norma
Antes que você possa começar a
preparar sua solicitação, você necessitará de uma cópia da norma. Você deverá
ler e familiarizar-se com ela. Clique aqui e saiba como adquirir as normas.
2. Fazendo contato
Entre em contato e diga-nos o que você
precisa, para que possamos selecionar os melhores serviços para você. Nós,
então, lhe daremos uma proposta detalhando o custo e o tempo envolvido em uma
auditoria formal.
Para solicitar uma proposta on line, clique
aqui.
3. Equipe de auditoria e planejamento
Após a formalização da contratação, nossa equipe de planejamento
especializada ou seu Client Manager* será o próximo ponto de
contato para a continuidade do processo. A partir deles serão agendadas as
fases de pré-auditoria e de auditoria.
4. Considere o treinamento
Se você está buscando implementar um
sistema de gestão ou gostaria de aumentar seu conhecimento sobre a norma,
existe uma variedade de eventos gratuitos e cursos de treinamento disponíveis. Leia
mais sobre treinamento.
5. Pré-auditoria
Pré-auditorias podem ser realizadas com o objetivo de avaliar o grau de
preparação de sua Organização e de seu sistema de gestão para a certificação. A
pré-auditoria é realizada nas instalações da Organização e permite identificar
eventuais omissões ou debilidades do sistema em comparação com os requisitos da
norma de referência, possibilitando concentrar esforços e investimento para
pontos relevantes de correção antes de seguir para a auditoria de certificação.
6. Certificação e sua continuidade
Uma vez que a auditoria de certificação
tenha sido planejada e realizada satisfatoriamente, o relatório da auditoria é
revisado de forma independente antes que o certificado possa ser emitido. Ao
ser emitido, o certificado explicitará claramente o escopo de seu sistema de
gestão e outros detalhes sobre sua certificação. Você poderá então começar a
divulgar a sua certificação com a BSI.
Em geral, o certificado é válido por
três anos e um auditor selecionado pela equipe de planejamento especializada,
ou seu Client Manager*, irá visitá-lo regularmente para assegurar que seu
sistema de gestão permanece em conformidade com os requisitos da norma de
referência e que demonstra melhoria continua.
*Client Managers são auditores especializados nas áreas de negócio da
empresa, que acompanham as suas necessidades durante todo o ciclo de auditoria.
São direcionados às empresas dependendo de seu grau de complexidade, porte e de
acordo com as necessidades apontadas.
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