quinta-feira, 27 de junho de 2013

ESPECIFICAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL



OHSAS 18001 Saúde e segurança ocupacional


Muitas organizações estão implementando um Sistema de Gestão de Saúde e de Segurança Ocupacional (SGSSO) como parte de sua estratégia de gestão de riscos para lidar com mudanças na legislação e proteger seus colaboradores.

Um SGSSO promove um ambiente de trabalho seguro e saudável através de uma estrutura que permite à sua organização identificar e controlar consistentemente seus riscos à saúde e segurança, reduzir o potencial de acidentes, auxiliar na conformidade legislativa e melhorar o desempenho geral.

A OHSAS 18001 é uma especificação de auditoria internacionalmente reconhecida para sistemas de gestão de saúde ocupacional e segurança. Foi desenvolvida por um conjunto de organismos comerciais líderes, organismos internacionais de normas e certificação com foco em uma lacuna para a qual não existe uma norma internacional certificável por organismos certificadores.

A OHSAS 18001 foi desenvolvida  com compatibilidade com a ISO 9001 e a ISO 14001, para ajudar a sua organização a cumprir com suas obrigações de saúde e segurança de um modo eficiente.
As áreas chave a seguir são enfocadas pela OHSAS 18001:
  • Planejamento da identificação de perigos, avaliação de riscos e controle dos riscos
  • Estrutura e responsabilidade
  • Treinamento, conscientização e competência
  • Consulta e comunicação
  • Controle operacional
  • Prontidão e resposta a emergências
  • Medição de desempenho, monitoramento e melhoria
A OHSAS 18001 pode ser adotada por qualquer organização que deseja implementar um procedimento formal para redução dos riscos associados com saúde e segurança no ambiente de trabalho para os colaboradores, clientes e o público em geral.
Em um mercado competitivo, seus clientes estão buscando mais do que simplesmente preços justos de seus fornecedores. As companhias precisam demonstrar que seus negócios são gerenciados de forma eficiente e com responsabilidade e que podem fornecer um serviço confiável sem tempos de parada excessivos causados por acidentes e incidentes relacionados a trabalho.
A certificação de seu sistema de gestão OHSAS 18001 permite à sua organização provar que está em conformidade com a especificação e provê os seguintes benefícios:
Redução potencial de seus custos de seguros por responsabilidade pública.
Nós somos experts em treinamento, assim como em auditoria e temos uma ampla variedade de cursos abertos ou “in company” dedicados para ensinar as habilidades que você precisa antes, durante e depois da certificação na norma.
Desde um curso introdutório de um dia, a um treinamento de implementação, ou cursos de auditor, nosso conjunto de treinamentos abertos ou “in company” pode ajudá-lo em cada estágio do processo. Nossa experiência de como organizações de todos os tipos e tamanhos se relaciona com a norma é inigualável - e nós podemos oferecer o treinamento que você precisa para o entendimento, implementação, auditoria e certificação de seu sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional.
Nós oferecemos um programa abrangente de cursos de treinamento cobrindo todos os aspectos de OHSAS 18001. Para saber sobre os treinamentos disponíveis, acesse nossa página na área de Saúde e Segurança Ocupacional.
Se você já é um cliente BSI e tem outras normas implementadas, nossa equipe técnico-comercial ou seu Client Manager* pode ajudá-lo a avaliar onde você está agora, e guiá-lo através do processo de certificação.
Se você é novo na BSI, não se preocupe, continua sendo um processo fácil.
1. Escolha e compre a norma
Antes que você possa começar a preparar sua solicitação, você necessitará de uma cópia da norma. Você deverá ler e familiarizar-se com ela. Clique aqui e saiba como adquirir as normas.
2. Fazendo contato
Entre em contato e diga-nos o que você precisa, para que possamos selecionar os melhores serviços para você. Nós, então, lhe daremos uma proposta detalhando o custo e o tempo envolvido em uma auditoria formal.
Para solicitar uma proposta on line, clique aqui.
3. Equipe de auditoria e planejamento
 Após a formalização da contratação, nossa equipe de planejamento especializada ou seu Client Manager* será o próximo ponto de contato para a continuidade do processo. A partir deles serão agendadas as fases de pré-auditoria e de auditoria.
4. Considere o treinamento
Se você está buscando implementar um sistema de gestão ou gostaria de aumentar seu conhecimento sobre a norma, existe uma variedade de eventos gratuitos e cursos de treinamento disponíveis. Leia mais sobre treinamento.
5. Pré-auditoria
 Pré-auditorias podem ser realizadas com o objetivo de avaliar o grau de preparação de sua Organização e de seu sistema de gestão para a certificação. A pré-auditoria é realizada nas instalações da Organização e permite identificar eventuais omissões ou debilidades do sistema em comparação com os requisitos da norma de referência, possibilitando concentrar esforços e investimento para pontos relevantes de correção antes de seguir para a auditoria de certificação.
6. Certificação e sua continuidade
Uma vez que a auditoria de certificação tenha sido planejada e realizada satisfatoriamente, o relatório da auditoria é revisado de forma independente antes que o certificado possa ser emitido. Ao ser emitido, o certificado explicitará claramente o escopo de seu sistema de gestão e outros detalhes sobre sua certificação. Você poderá então começar a divulgar a sua certificação com a BSI.
Em geral, o certificado é válido por três anos e um auditor selecionado pela equipe de planejamento especializada, ou seu Client Manager*, irá visitá-lo regularmente para assegurar que seu sistema de gestão permanece em conformidade com os requisitos da norma de referência e que demonstra melhoria continua.

*Client Managers são auditores especializados nas áreas de negócio da empresa, que acompanham as suas necessidades durante todo o ciclo de auditoria. São direcionados às empresas dependendo de seu grau de complexidade, porte e de acordo com as necessidades apontadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário