domingo, 27 de março de 2016

UM SILÊNCIO MANTIDO PELAS CIRCUNSTÂNCIAS


Por Carlos Delano Rebouças

“Quem cala consente”. Ditado antigo, mas sempre usado, nas mais diversas situações e pelas mais diferentes pessoas, e que sempre oferece inúmeras possibilidades de interpretações. Estamos sempre na emissão e recepção deste dito popular, que permeia diversos setores de nossa vida.

Antes de esmiuçarmos essa discussão, que como disséramos, trata-se muita rica de interpretações, formalizamos uma indagação com o intuito de permitir uma reflexão:

O seu silêncio representa sempre um consentimento, ou pode significar outros posicionamentos?

Medo, cautela, insegurança, incompreensão e até concordância, podem ser as varias definições para o silêncio de alguém ou em determinadas situações. Trata-se de uma resposta, sobretudo, quando esta, vincula-se a uma situação que envolve interesses maiores e de mais pessoas. Atitude que flutua entre a pensada e a instantânea, sendo esta, estabelecida bem mais pelas emoções, de bases psicológicas. Pode ser a mais prudente, contudo, para quem a recebe como resposta, perigosa, levando o emissor a riscos tão elevados, quanto se tivesse declinado algumas palavras
.
O silêncio pode incomodar, aliás, incomoda, e muito. Pode ser a resposta que ninguém espera. Um refúgio, ou mesmo, uma atitude que permite precipitadas interpretações. Uma fuga ou saída de determinadas situações. Há quem defenda que o silêncio quebrado pelos gritos de choro, e de sofrimento de vítimas de estupro e o combustível para as mentes doentias de quem comete tais barbaridades. Não deixemo-nos experimentar quebrar esse silêncio com palavras indicativas de prazer, até mesmo porque a situação não permite, mas que pode ter um fundo de verdade.

Hoje o profissional se cala, para manter o emprego. Até nem tem aumento, porque não se atreve a pedir. Criminosos praticam crimes, sob o silêncio da sociedade. Calados, ficamos, pela conveniência, numa absoluta zona de conforto.

Mas como temos a liberdade de escolha, fiquemos calados, em silêncio, sem estardalhaços. Assim resguardamo-nos contra tudo e todos que enxergam que o silêncio é a melhor maneira de se manter seguro nesta vida, mesmo preferindo falar.

Assim funciona a lei. A lei do silêncio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário