Com 75% das obras executadas até outubro, o Terminal Marítimo de
Passageiros do Porto de Fortaleza – orçado em R$ 202,6 milhões oriundos
do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Copa – deverá ser
concluído apenas em maio de 2014. Para o final de dezembro, está
prevista a finalização do cais de atracação e a retroárea, segundo
informou a Companhia Docas do Ceará (CDC).
A iniciativa, orçada em R$ 202,6 milhões, faz parte do PAC Copa
De acordo com o cronograma inicial, todo o empreendimento deveria ser entregue no final de 2013. Porém, em maio deste ano – quando as obras alcançavam 50% de execução –, o presidente da Companhia Docas, Paulo André Holanda, chegou a afirmar para a imprensa que o baixo índice de produtividade das obras e o atraso nos trabalhos eram decorrentes das ressacas marítimas.
Mesmo com os contratempos, a Companhia Docas ressalta que, no primeiro semestre do próximo ano, a estação de passageiros ficará pronta no novo prazo estipulado. Os investimentos contemplam gastos com a obra física, aquisição de equipamentos diversos, fiscalização e monitoramento ambiental.
Novo espaço
Toda a construção compreende três frentes de serviços, que incluem o cais de atracação com 350 metros de extensão; a estação de passageiros moderna, climatizada, adequada para check-in e check-out dos cruzeiristas e equipada com restaurantes e lojas de conveniência, além de estacionamento; e a retroárea de 40 mil metros quadrados (m²).
O objetivo do novo espaço é receber os maiores cruzeiros marítimos do mundo, com espaço adequado para atracação, desembarque e embarque de passageiros dos navios.
Desse modo, deve contribuir, também, para o aumento do número de opções de hospedagem para turistas durante o evento esportivo. Nos períodos de baixa estação, o equipamento assumirá função de múltiplo uso, conforme a Companhia Docas. O cais vai operar com navios de contêiner, que terão como área de armazenagem o espaço de 40 mil metros quadrados.
Ruas e avenidas
Também para atender a demanda turística, a Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor) deverá entregar antes do Mundial uma série de obras na cidade. “Vamos entregar as obras da Avenida Monsenhor Tabosa até o final de dezembro. Já a nova Beira Mar, nós vamos inaugurar a primeira parte também no final do ano e a segunda até fevereiro. A Praça 31 de Março será inaugurada, provavelmente, em abril”, afirma o titular da pasta, Salmito Filho. Segundo ele, as intervenções na Praia do Futuro também deverão ser concluídas no final deste ano.
O empreendimento total da nova Beira Mar – que contempla cinco etapas e está previsto para março de 2015 – conta com investimento da ordem de R$ 232 milhões. A primeira etapa fica localizada próxima à região do Mercado dos Peixes e a segunda no espigão da Avenida Desembargador Moreira. Salmito explica que foi programado para período posterior ao da Copa 2014 o início das intervenções da quarta e quinta etapas, com o intuito de não gerar transtornos durante o evento.
Sobre os investimentos, a Setfor destaca que a obra da Avenida Monsenhor Tabosa está orçada em R$ 6 milhões, a Praça 31 de Março em R$ 6 milhões e a Praia do Futuro em R$ 80 milhões. (GR)
A iniciativa, orçada em R$ 202,6 milhões, faz parte do PAC Copa
De acordo com o cronograma inicial, todo o empreendimento deveria ser entregue no final de 2013. Porém, em maio deste ano – quando as obras alcançavam 50% de execução –, o presidente da Companhia Docas, Paulo André Holanda, chegou a afirmar para a imprensa que o baixo índice de produtividade das obras e o atraso nos trabalhos eram decorrentes das ressacas marítimas.
Mesmo com os contratempos, a Companhia Docas ressalta que, no primeiro semestre do próximo ano, a estação de passageiros ficará pronta no novo prazo estipulado. Os investimentos contemplam gastos com a obra física, aquisição de equipamentos diversos, fiscalização e monitoramento ambiental.
Novo espaço
Toda a construção compreende três frentes de serviços, que incluem o cais de atracação com 350 metros de extensão; a estação de passageiros moderna, climatizada, adequada para check-in e check-out dos cruzeiristas e equipada com restaurantes e lojas de conveniência, além de estacionamento; e a retroárea de 40 mil metros quadrados (m²).
O objetivo do novo espaço é receber os maiores cruzeiros marítimos do mundo, com espaço adequado para atracação, desembarque e embarque de passageiros dos navios.
Desse modo, deve contribuir, também, para o aumento do número de opções de hospedagem para turistas durante o evento esportivo. Nos períodos de baixa estação, o equipamento assumirá função de múltiplo uso, conforme a Companhia Docas. O cais vai operar com navios de contêiner, que terão como área de armazenagem o espaço de 40 mil metros quadrados.
Ruas e avenidas
Também para atender a demanda turística, a Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor) deverá entregar antes do Mundial uma série de obras na cidade. “Vamos entregar as obras da Avenida Monsenhor Tabosa até o final de dezembro. Já a nova Beira Mar, nós vamos inaugurar a primeira parte também no final do ano e a segunda até fevereiro. A Praça 31 de Março será inaugurada, provavelmente, em abril”, afirma o titular da pasta, Salmito Filho. Segundo ele, as intervenções na Praia do Futuro também deverão ser concluídas no final deste ano.
O empreendimento total da nova Beira Mar – que contempla cinco etapas e está previsto para março de 2015 – conta com investimento da ordem de R$ 232 milhões. A primeira etapa fica localizada próxima à região do Mercado dos Peixes e a segunda no espigão da Avenida Desembargador Moreira. Salmito explica que foi programado para período posterior ao da Copa 2014 o início das intervenções da quarta e quinta etapas, com o intuito de não gerar transtornos durante o evento.
Sobre os investimentos, a Setfor destaca que a obra da Avenida Monsenhor Tabosa está orçada em R$ 6 milhões, a Praça 31 de Março em R$ 6 milhões e a Praia do Futuro em R$ 80 milhões. (GR)
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