O navio Sérgio Buarque de Holanda possui 183 metros de comprimento e pode transportar até 56 milhões de litros de combustíveis FOto: Divulgação
O navio é a terceira embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) a iniciar as operações. O Sérgio Buarque de Holanda conta com 183 metros de comprimento e capacidade para o transporte de 56 milhões de litros de combustíveis. Ele é o 200º navio construído pelo Estaleiro Mauá, em Niterói (RJ), considerado berço da indústria naval do País.
Durante oito meses, a Transpetro recebeu três navios construídos por estaleiros brasileiros. Uma quarta embarcação, o navio de produtos Rômulo Almeida, começará a operar ainda neste ano. Em novembro do último ano, a Transpetro recebeu do Estaleiro Mauá o navio de produtos Celso Furtado, primeiro petroleiro entregue por um estaleiro nacional ao Sistema Petrobras desde 1997. Já em maio, começou a operar o João Cândido, primeiro petroleiro construído na Região Nordeste. Ele é hoje o maior e mais moderno navio brasileiro em operação.
Expansão do setor
O Brasil tem a quarta maior carteira de encomendas de navios do mundo. O setor, tinha menos de dois mil trabalhadores no início da última década, emprega hoje mais de 60 mil pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário