A movimentação de cargas pelo porto do Pecém no primeiro semestre deste ano cresceu 29% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram movimentadas 1,8 milhão de toneladas (t), enquanto em 2011 esse total foi de 1,4 milhão de toneladas. O destaque foi o crescimento das importações, que atingiu 46%, representando 79% do total movimentado no semestre.
O crescimento das importações é resultado, principalmente, dos desembarques de 336 mil t de cimentos não pulverizados (clinkers), 291 mil t de carvão, 241 mil t de produtos siderúrgicos e 162 mil t de gás natural.
Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Secex), nas importações, o Pecém lidera as movimentações de cimentos não pulverizados (clinkers) com participação de 46%, seguido do Porto de Santarém, com participação de 15%.
As exportações participaram com 385 mil t. Os principais produtos exportados foram os minérios de ferro (115 mil t), frutas (58 mil t), carnes (13 mil t) e calçados, com nove mil toneladas. O Pecém está liderando a exportação de calçados, com participação de 31% dentre todos os portos brasileiros, também de acordo com os dados da Secex.
ACREDITANDO SEMPRE QUE A EDUCAÇÃO É A REDENÇÃO DE QUALQUER NAÇÃO E QUE DEVEMOS APOSTAR NISSO.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
A canção de autoria de Belchior – Galos, Noites e Quintais – que também fez muito sucesso com Jair Rodrigues, serve-nos para uma análise in...
-
EMPRESAS TERCEIRIZADAS DA PETROBRAS NO CEARÁ E RIO GRANDE DO NORTE, NAS CIDADES DE GUAMARÉ, NATAL, MOSSORÓ, ALTO DO RODRIGUES, PARACURU, FO...
Nenhum comentário:
Postar um comentário