ISO 9000 - Sistemas
de Gestão da Qualidade
A família de normas ISO 9000
foi publicada inicialmente em
1987 pela ISO - International Organization for Standardization, cujas
diretrizes eram especificar em linhas gerais os requisitos de um Sistema de
Gestão da Qualidade, cuja aplicação se estenderia para todos os tipos e
segmentos da indústria.
Dentre os fatores que impulsionaram a
grande difusão da certificação conforme a ISO 9000, podemos destacar a
preocupação das empresas quanto à qualidade de seus produtos e serviços, maior
credibilidade no mercado interno / externo e exigências ou barreiras técnicas
para a realização de negócios.
A certificação ISO 9000 atesta que a
empresa tem implementado um Sistema de Gestão da Qualidade, utilizando-se de
métodos eficazes para o gerenciamento dos negócios, e assim proporcionando a
melhoria contínua da qualidade de seus produtos e serviços e maior satisfação
aos clientes.
Com a revisão da ISO 9000 versão 2000
houve uma profunda mudança conceitual da norma, refletindo os avanços
alcançados nas técnicas de gerenciamento dos sistemas de gestão. A norma de
certificação ISO 9001:2000 foi estruturada através do conceito de abordagem por
processos, permitindo-se assim assegurar, de forma mais eficaz e eficiente, a
gestão dos processos da qualidade da empresa e sua melhoria contínua.
O IQA vem realizando esforços para
que todos os requisitos de certificação, os critérios para a sua transição, e
as interpretações dos novos requisitos estejam plenamente estabelecidos e
harmonizados. Para informações mais detalhadas ou esclarecimento de quaisquer
dúvidas contate o nosso corpo técnico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário