quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Networking

Certa vez eu li que, quando somos jovens, estamos mais abertos a novas amizades. A principal explicação para isso é o fato de vivermos o ápice da nossa vida social;  de buscar conhecer, descobrir e de se descobrir como um animal relacional.


Ao se comportar assim, o jovem faz novos amigos sem ao menos perceber. Coleciona afetos e desafetos que, expostos numa balança, refletem bem mais chegadas que saídas. E pouco a pouco esse número de amigos cresce a ponto de parecer difícil um dia selecionar, por exemplo, convidados para uma comemoração reservada de aniversário sem que cause um mal-estar.


Em tempos de redes sociais, é que essa rede de contatos se amplia. Cresce de uma maneira tão assustadora, que nem mesmo a matemática, com sua progressão geométrica, consegue explicar. Ora! O jovem vive intensa e ininterruptamente dois mundos, fazendo com que não consiga mais distinguir o que seja uma amizade de apenas um seguidor. 


Mas logo chega uma fase mais madura (ou assim se espera de todos nós). Nela, passamos a ser mais seletivos. Ao longo dos anos, diante de tantas decepções e desilusões, aprendemos a separar o joio do trigo. Descobrimos que nem todos que fazem parte da nossa vida, do nosso show, das nossas redes sociais, fazem por merecer o título de amigo 


Aprendemos que não vai ser qualquer um que vai sorrir conosco quando contarmos uma piada sem graça; que não vai ser qualquer pessoa que vai dividir conosco as dor de uma tristeza, tampouco a alegria de uma.conquista; e que não vai ser qualquer um que vai ser convidado ou se oferecer a segurar na alça do nosso caixão e chorar as lágrimas de um último adeus.


E será bem nessa fase mesmo que nos tornamos mais pacientes, compreensivos e tolerantes. Nela aprenderemos a perdoar e passaremos a ter a certeza de que muito mais vale a qualidade, contada nos dedos das mãos, talvez de uma só delas, a ter a quantidade traduzida em decepções protagonizadas por pessoas que em nada importarão para nós, que sem demora nem sequer lembraremos de seus nomes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário