sábado, 13 de agosto de 2016

REFLEXÃO SOBRE A FIGURA DE UM PAI

Amanhã será um dia especial do calendário brasileiro. Comemora-se o Dia dos Pais.

Muitos têm motivos para comemorar, pois ainda contam com seus pais com vida terrena, vivendo ao seu lado, dando-lhe todo o amor e carinho, comuns entre quem ama e é amado. Outros, por não contar mais com seu pai entre nós, simples mortais, recordam com saudades o bons momentos vividos e o legado deixado. São lembranças que ficaram eternizadas na memória dos filhos.

Contudo, muitos podem não ter motivos para reverenciar essa data, não porque já tenha perdido seu pai para o mundo espiritual, caso veja como perda, e sim, por ter jamais convivido com a figura paterna, daquele que o pôs no mundo, que ajudou a sua mãe na criação, no seu sustento e na sua educação. Essa figura, para muitos é desconhecida de forma direta.

Um dia ouvi de um amigo, que não sabia quem era seu pai, que essa figura via na pessoa de sua mãe, que o criou e muito bem, sem levá-lo a sentir a falta daquele que o projetou para a vida. Outra vez, ouvi de outro amigo que via em um vizinho amigo o pai que nunca teve, pela atenção que o dava, da mesma forma que dava aos seus filhos. Numa outra, ouvi de um amigo que via em seus tios e avô essa figura de pai, dizendo com muita felicidade que tinha "vários pais" e Deus tinha sido maravilhoso com ele.

Testemunhos inúmeros para realçar a figura paterna. Vi agora, na TV, um chimpanzé protegendo seu filhote numa noite de frio, aquecendo-o como seu fosse uma mãe por natureza. Vi também o cavalo-marinho que gera seus filhotes e os protege até que possa entregar a natureza, sem riscos. Como estes, na natureza existem muitos e nos servem de estímulos.

Amanhã, com toda a certeza, estarei passando o dia com o meu pai. Espero que Deus permita, com toda a saúde que peço que ele tenha por muitos anos. Como eu, muitos também estarão com seus pais, mas, mesmo que não possam pelas mais diversas explicações, não se esqueça de que o Grande Pai sempre estará ao seu lado. Nunca o abandone, pois jamais será abandonado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário