sexta-feira, 4 de agosto de 2017

ORIGEM DOS SOBRENOMES: LOPES

A família Lopes tem seu espaço garantido na população brasileira. Este não chega a ser um nome tão popular, mas tem grande incidência entre os cidadãos brasileiros. Confira abaixo algumas informações sobre esta família, seus brasões e histórias de origem.
O sobrenome Lopes, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Lopes

Este sobrenome surgiu em Portugal e é considerado como patronímico, uma vez que sua origem vem de um nome próprio, nome esse que provavelmente é do fundador da família.
A palavra Lopes pode ser derivada do nome Lopo, que de forma arcaica é derivada do latim Lupus, que significa lobo. Existem alguns registros que afirmam que Lopes significa filho de lobo, o que faz todo sentido de acordo com o contexto.
O cavaleiro João Lopes recebeu armas (Brasão) de D. Afonso V em 1466, pelos seus serviços prestados ao reino na expansão no norte da África. Esta é uma das diversas origens que pode ter o sobrenome Lopes, uma vez que, por ser um patronímico, é possível encontrar outras origens em diferentes reinos da península Ibérica com brasões diferentes.

Curiosidades

Este foi um nome muito popular na Grécia, Itália, Espanha e Portugal. Ele se espalhou com facilidade pela Europa devido às pequenas proporções do continente.
 
Variantes do sobrenome Lopes
Dentre as variantes mais comuns do sobrenome Lopes, podemos destacar Lopez, que é bastante utilizado em países de língua espanhola.

Brasão da Família Lopes

Confira logo abaixo alguns dos modelos de brasões encontrados para a família Lopes.
Um escudo partido em quatro, com a primeira e a quarta parte de azul com uma estrela de ouro com oito pontas. A segunda e terceira parte de vermelho, com uma flor-de-lis de prata. Nas bordas de vermelho se encontra oito aspas de ouro. No timbre, a mesma aspa do escudo.

Outro brasão encontrado é feito em azul, com uma palmeira de ouro e um corvo sobre ela. No timbre se encontra o mesmo corvo do escudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário