sexta-feira, 4 de agosto de 2017

ENTENDA UM POUCO SOBRE DEMOCRACIA NO BRASIL

O que é Estado de direito:

Pelo estado de direito, nenhuma ação por parte dos governantes deve ir contra as leis estabelecidas naquele território ou contra o direito natural. Ou seja, assim como os indivíduos estão submetidos às leis como forma de viver em sociedade, também está o Estado submetido ao Direito.

O estado de direito é quando o poder do Estado, enquanto nação, é limitado pelo seu conjunto de leis, o direito.
O estado de direito defende os direitos fundamentais do homem, assim como os direitos políticos, sociais e econômicos, protegendo do Estado Absolutista.

Estado democrático de direito

No estado democrático de direito, poder vem do povo, visto que é a população quem escolhe seus representantes para criarem as leis, os legisladores.
Para que mantenha-se o estado de direito, é fundamental que os tribunais sejam independentes, assim como os legisladores, para garantir a imparcialidade das decisões. Foi a partir desta concepção que surgiu a divisão dos três poderes: o Poder Judiciário, o Poder Legislativo e o Poder Executivo.
O Brasil é um estado democrático com base na soberania popular, sendo uma democracia participativa, o que foi consolidado com a Constituição de 1988. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário