domingo, 25 de junho de 2017

TEU NOME: POEMA DE JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADE E SILVA

TEU NOME
            Teu nome foi um sonho do passado;
            Por um murmúrio eterno em meus ouvidos;
            Foi som de urna harpa que embalou-me a vida;
            Foi um sorriso d´alma entre gemidos!
            Teu nome foi um eco de soluços
            Entre as minhas canções, entre os meus prantos;
            Foi tudo que eu amei, que eu resumia:
            Dores... prazer... ventura... amor... encantos!
            Escrevi-o nos troncos do arvoredo,
            Nas alvas praias, onde bate o mar;
            Das estrelas fiz letras - soletrei-o,
            Por noite bela, ao mórbido luar!
            Escrevi-o nos prados verdejantes
            Com as folhas da rosa ou da açucena!
            Oh! quantas vezes na asa perfumada
            Correu das brisas em manhã serena!
            Mas na estrela morreu; caiu nos troncos;
            Nas praias se apagou; murchou nas flores;
            Só guardado fícou-me, aqui, no peito
            — Saudade ou maldição dos teus amores.

Um comentário: