sábado, 24 de junho de 2017

ORIGEM DOS SOBRENOMES: SOARES


Os Soares tem no Brasil uma grande parte de seus descendentes. Se você é um Soares ou possui o sobrenome de uma de suas variantes, vai gostar de saber mais informações sobre origem, curiosidades e brasão desta família.
O sobrenome Soares, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Soares

Este é um sobrenome de origem portuguesa. Ele é classificado como patronímico, uma vez que deriva de um nome próprio, que provavelmente seria o fundador da família.
Ele é uma variação de Soarez, derivado de Suáriz, Suárizi, do latim Suárici, classificado como sendo um patronímico, pois deriva de um nome próprio, vem do nome Suário o mesmo que Soeiro.
Ao que consta, este é um sobrenome que possui várias origens de linhagem. Mesmo assim pode se considerar todas elas como patronímicas, onde o sobrenome é proveniente de um nome e a terminação “es” significa “filho de”.
Em 1554 foi registrado em documentos como Soarez e em português arcaico existem registros de Soáriz e Suáriz. Segundo alguns historiadores a família Soares teve sua origem em Toledo. 

O nome do qual deriva o sobrenome tem sua origem persa.

Curiosidades

A palavra Soeiro, que é o nome do qual deriva o sobrenome é do latim Suarius e significa pastor de suínos. A criação de porcos era bem comum naqueles tempos e por isso este nome passou a ser disseminado entre os descendentes.

Variantes do sobrenome Soares

Dentre as variantes conhecidas de Soares podemos destacar Suaréz e Soarez. Estas são bastante conhecidas em países hispânicos. Outras variantes são encontradas na história deste sobrenome, mas estas são pouco, ou quase nada usadas atualmente.
BRASÃO DA FAMÍLIA
O brasão da família Soares é constituído de um escudo de vermelho com uma torre de prata em seu interior. Em seu timbre é possível ver a mesma torre de prata do escudo.
Este é um dos brasões mais originais da família Soares. Mesmo assim, não pode se dizer que ele é único, uma vez que existem várias linhagens dos Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário