quarta-feira, 28 de junho de 2017

HÁ ESPERANÇAS ALÉM DO AQUÉM?

Autor: Carlos Delano Rebouças

Do lado de cá da vida, o homem acredita conquistar e dominar o mundo, e tudo em que nele deseja como se existissem somente esses dois verbos a se conjugar na sua existência. Sente-se poderoso, infalível, invencível. Num puro achismo, imagina está blindado não do mal que lhe pode ser feito – passivo a qualquer ser de um mundo maniqueísta que se confirma pela ambição humana – mas da possibilidade de ficar sem tudo o que acha ser.

Claro e evidente engano!  Essa batalha entre o bem e o mal, apesar de ser desacreditada por muitos diante de um elevado otimismo, existe. Sejamos realistas. Temos provas que do lado de cá, o real mostra-se também de forma dolorosa.

Walt Disney disse: “Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade”. Pena que essa realidade – bem diferente daquele mundo de fantasias de seus estúdios, que encantam e criam um mundo de fantasia – pode sofrer mutações capazes de lhe levar a reflexões sobre a sua existência e suas crenças; capazes também de disseminar na sua mente a vontade de perguntar, mesmo que lhe faltem voz e coragem de gritar, por que aquilo está acontecendo logo com você.

Infelizmente acontece. Do lado de cá somos peças de um jogo cruel e impiedoso; justo ou nem sempre; fiel e desleal; que une e desune interesses, sem uma perfeita definição. Manifestamos nossas vontades bem mais que as necessidades carentes de revelação. Até parece que tudo se finda do lado de cá, ou seja, que mais nada existe além.

Além desse mundo povoado de pessoas ambiciosas, pode existir outro de pessoas melhores. Não tão distante desse em que vivemos, mas separado apenas pela fronteira dos bons pensamentos, pode ter seus limites vencidos pela vontade de mudar. Bastar caminhar um pouquinho, só um pouquinho mesmo, pela estrada do interesse, em frente, seguindo as placas que orientam para a sua transformação. Sem demora chegará além do que pode imaginar de ideal para a sua vida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário