terça-feira, 16 de maio de 2017

UM ESTUDO SOBRE FUNÇÕES DA LINGUAGEM

As funções da linguagem são seis: Função Referencial, Função Emotiva, Função Poética, Função Fática, Função Conativa e Função Metalinguística.
Cada uma delas é utilizada com diferentes intenções e embora haja uma função que predomine, vários tipos de linguagem podem estar presentes num mesmo texto.

Função Referencial ou Denotativa

Também chamada de Função Informativa, a função Referencial tem como objetivo principal informar, referenciar algo.
Como exemplos de linguagem referencial podemos citar os materiais didáticos, textos jornalísticos e científicos que por meio de uma linguagem denotativa informam a respeito de algo, sem envolver aspectos subjetivos ou emotivos à linguagem.
Com isso, esse tipo de texto apresenta na terceira pessoa (singular ou plural) enfatizando seu caráter impessoal.

Exemplo de uma notícia

Na passada terça-feira, dia 22 de setembro de 2015, o real teve a maior desvalorização da sua história. Nesse dia foi preciso desembolsar R$ 4,0538 para comprar um dólar.
Recorde-se que o Real foi lançado há mais de 20 anos, mais precisamente em julho de 1994.

Função Emotiva ou Expressiva

Também chamada de Expressiva, na função Emotiva, como o próprio nome já indica, o emissor ao utilizar essa função tem como objetivo principal transmitir suas emoções, sentimentos e subjetividades por meio da própria opinião.
A partir disso, esse tipo de texto apresenta na primeira pessoa enfatizando seu caráter pessoal e pode ser encontrado nos textos poéticos, nas cartas, nos diários marcada pelo uso de sinais de pontuação, por exemplo, reticências, ponto de exclamação.

Exemplo de e-mail da mãe para os filhos

Meus amores, tenho tantas saudades de vocês … Mas não se preocupem, em breve a mamãe chega e vamos aproveitar o tempo perdido bem juntinhos.
Sim, consegui adiantar a viagem em uma semana!!! Isso quer dizer que têm muito trabalho durante hoje e amanhã.... Quero encontrar essa casa em ordem, combinado?!?

Função Poética

A função Poética é característica das obras literárias, da utilização do sentido conotativo das palavras, em que o emissor preocupa-se de que maneira a mensagem será transmitida por meio da escolha das palavras, das expressões, das figueas de linguagem.
De qualquer forma, esse tipo de função não pertence somente aos textos literários posto que aparece também na publicidade ou nas expressões cotidianas em que há o uso frequente de metáforas (provérbios, anedotas, trocadilhos, músicas).

Exemplo de uma história sobre a avó

Apesar de não ter frequentado a escola, dizia que a avó era um poço de sabedoria. Falava de tudo e sobre tudo e tinha sempre um provérbio debaixo da manga.

Função Fática

A função Fática tem como objetivo estabelecer ou interromper a comunicação de modo que o mais importante é a relação entre o emissor e o receptor da mensagem.
Muito utilizada nos diálogos, por exemplo, nas expressões de cumprimento, saudações, discursos ao telefone.

Exemplo de uma conversa telefônica

- Consultório do Dr. João, bom dia!
- Bom dia. Precisava de uma consulta para o próximo mês, se possível.
- Hum, o Dr. tem vagas apenas para a segunda semana. Entre os dias 7 e 11, qual a sua preferência?
- Dia 8 está ótim

Função Conativa ou Apelativa

Também chamada de Apelativa, a função Conativa é caracterizada por uma linguagem persuasiva com o intuito de convencer o leitor.
Por isso, essa função é muito utilizada nas propagandas, publicidades, discursos políticos, a fim de influenciar o receptor por meio da mensagem transmitida.
A partir disso, esse tipo de texto costuma se apresentar na segunda ou na terceira pessoas com a presença de verbos no imperativo e o uso do vocativo.

Exemplos

  • Vote em mim!
  • Entre. Não vai se arrepender!
  • É só até amanhã. Não perca!

Função Metalinguística

A função Metalinguística é caracterizada pelo uso da metalinguagem, ou seja, a linguagem que refere-se à ela mesma, por exemplo, um texto que descreva sobre a linguagem textual, um documentário cinematográfico que fala sobre a linguagem do cinema, dentre outros.
Em outras palavras, o emissor explica um código utilizando o próprio código. Como exemplos de textos metalinguísticos temos as gramáticas e os dicionários.

Exemplo

Escrever é uma forma de expressão gráfica. Isto define o que é escrita, bem como exemplifica a função metalinguística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário