sexta-feira, 19 de maio de 2017

ORIGEM DOS SOBRENOMES: CARDOSO

Família Cardoso

A família Cardoso ou Cardozo tem certa popularidade no Brasil, mas em seu país de origem ela é bem mais conhecida. Este é um sobrenome que existe desde o ano de 1170 e de lá para cá vem ganhando cada vez mais popularidade devido às imigrações.
O sobrenome Cardoso, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Cardoso

De origem portuguesa, classificado como sendo um toponímico, ou seja, de origem geográfica. Ele surgiu da expressão terreno Cardoso ou chão Cardoso, cheio de cardos. O Cardo, para quem não conhece, é uma espécie de planta sem muita utilidade, e por muitas vezes, considerada como praga. Mesmo assim, é uma planta que tem sua beleza. Além de ser encontrado no brasão da família Cardoso, essa flor também é um símbolo da Escócia e é encontrado no brasão de armas de Nancy, uma comuna francesa.
A origem toponímica geralmente encontrada na maioria dos sobrenomes, pois através de comunidades originarias de diversos lugares, surgem sobrenomes de acordo com as características do mesmo.

Curiosidades

Acham-se os Cardosos em tempo de el-rei D.Sancho I, é o seu solar a Quinta de Cardoso junto a Lamego. Na Espanha há o sobrenome Cardo, Sancho Garcia Cardo foi o fundador dessa linhagem.

Variantes do sobrenome Cardoso

A variante do sobrenome Cardoso mais conhecida é a mesma escrita com Z. Assim, Cardozo é pouco menos encontrado, mas é considerada uma forma de escrever este mesmo sobrenome sem interferir na sua origem.
Outra variação pode ser Cardo. Essa é pouco vista no Brasil, mas um pouco mais popular na Espanha.
Brasão da Família Cardoso
O brasão da família Cardoso constitui-se basicamente de dois animais escalando um cardo. O cardo fica no meio com as cores verde e branca. O resto é de cor vermelha. Estas são as informações básicas presentes no brasão da família Cardoso.

Um comentário:

  1. Gostei muito, certa vez ouvir dizer que Cardozo foi inventado pelos judeus, que queriam difarsa , para não serem reconhecido, pelo seu sobrenome. Será que tem alguma verdade nisso ?

    ResponderExcluir