segunda-feira, 29 de maio de 2017

ORIGEM DOS SOBRENOMES: ANDRADE

Família Andrade

No Brasil existem alguns sobrenomes que são mais populares que os outros. É certo de que alguns são muito específicos, o que não ocorre com o da família Andrade. Confira abaixo algumas curiosidades e informações sobre este sobrenome.
O sobrenome Andrade, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Andrade

Sua origem é portuguesa, assim como grande parte dos sobrenomes populares no Brasil. Ele é classificado como toponímico, ou seja, de origem geográfica.
Em Portugal descendem de Nuno Freire de Andrade, mestre da Ordem de Cristo, que passou a Portugal no reinado de Dom Pedro de Castela.
Outra origem procede de um dos cinco cavaleiros que passaram a Espanha, na guerra dos mouros, com o conde D. Mendo. É seu solar a vila de Andrade, no reino de Galiza.

Curiosidades

Ao que parece, esta é uma família tradicional de Portugal. Eles são conhecidos por dominar áreas de Galiza. Basicamente, o significado do nome Andrade é topônimo do reino de Galiza.
A família Andrade está associada a fortificações. Desse modo, é possível encontrar castelos e torres dos Andrade em suas comunidades de origem, na Espanha e em Portugal.

Variantes do sobrenome Andrade

Este sobrenome não possui muitas variantes. Geralmente o que pode se encontrar são pessoas com “de Andrade”. Não é possível que em outros países as variantes venham de traduções de Andrade, uma vez que este é um sobrenome bem próprio.

Brasão da Família Andrade

O brasão da família Andrade é basicamente constituído de uma faixa de vermelho que sai da boca de duas serpentes. O fundo é de cor amarela com um símbolo dos dois lados da faixa que fica na transversal, como pode ser visto na imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário