domingo, 16 de abril de 2017

ORIGEM DOS SOBRENOMES: SOUZA

Família Souza

Os sobrenomes geralmente vêm acompanhados de suas variantes, que são dadas por questões geográficas de localização e origem. Veja abaixo um sobrenome alternativo da família Sousa. Conheça um pouco da sua história e curiosidades.
O sobrenome Souza, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Souza

Variação gráfica do original Sousa, sobrenome português classificado como sendo um toponímico, deriva do latim Saxa (Seixos ou rochas). Ele também pode ser associado ao nome de uma espécie de pombo bravo, que no século XI foi registrado como Sousa.
Uma das mais antigas e ilustres famílias de Portugal, traçada até dom Sueiro Belfaguer, cavaleiro godo que viveu nos primeiros anos do século VIII. Dom Egas Gomes de Souza foi o primeiro a usar o sobrenome, por ser dono do Solar de Souza. Seu 12º neto foi Martin Afonso de Sousa, comandante da expedição que fundou o primeiro núcleo de colonização e donatário da capitania de São Vicente. Era primo de Tomé de Souza, o primeiro governador-geral do Brasil.
Procedem de Martim Afonso Chichorro e de Afonso Dinis, filhos de el-rei D. Afonso III, que casaram com duas netas de Mem Garcia de Sousa, neto do Conde D. Mendo, o Sousão, em quem veio ficar esta família. É solar desta família a vila de Arrisana de Sousa que fundou D.Fayão Soares, tronco deste sobrenome.

Variantes do sobrenome Souza

Deve-se destacar que o sobrenome Souza por si já é uma variante do original Sousa. Podemos encontrar alternativas como Sosa, Sousa, Sousão, todos advindos da mesma família.

Brasão da Família Souza

O brasão da família Souza tem como cor predominante o vermelho. Ele é dividido em quatro quartos onde o primeiro e o quarto representam armas antigas do reino de Portugal e o segundo e terceiro de com uma caderna de crescentes de prata. Este é um sobrenome que também possui um brasão fácil de ser reconhecido, sem muitas diferenças das características base.

Nenhum comentário:

Postar um comentário