sábado, 8 de abril de 2017

ORIGEM DOS SOBRENOMES: SILVA

Família Silva

A família Silva é uma das mais conhecidas no Brasil, sem dúvidas. Se você faz parte dos 9,9% dos brasileiros que possui este sobrenome, vai gostar de saber um pouco mais sobre a origem e curiosidades dessa família e seu nome.
O sobrenome Silva, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Silva

Este é um sobrenome de origem portuguesa que é bastante comum no Brasil. De certa forma, é possível até mesmo dizer que é o mais popular no Brasil. Ele é classificado como toponímico, ou seja, de origem geográfica.
Existem muitos locais em Portugal com o nome de Silva e de lá surgiram muitas pessoas com este sobrenome.
A primeira linhagem dos Silva é bem antiga e provém dos Godos D. Aderaldo. Seu filho D. Guterre Alderete de Silva, se casou com uma descendente da nobreza da Casa Real de Aragão.

Curiosidades

Silva significa Selva, floresta ou bosque.
Muitas pessoas que chegaram ao Brasil adotaram este sobrenome a fim de começar uma vida nova sem vínculo com o passado na Europa. Eles aproveitavam-se do anonimato que o sobrenome traz para começar uma nova vida. Por este fato, pode se dizer que a família Silva também tem sua origem no Brasil.
Apesar de sua grande propagação tanto no Brasil quanto na Europa, o sobrenome Silva foi utilizados por membros na nobreza.

Variantes do sobrenome Silva

O Silva não possui variantes conhecidas, pois se trata de um some curto muito específico.

Brasão da Família Silva

O brasão da família silva é constituído de um fundo de prata onde sobressai um leão de púrpura ou vermelha. Ele se se encontra armado e lampassado de vermelho ou azul. Por timbre, tem o mesmo leão do escudo.
Veja algumas imagens do escudo para entender um pouco mais como é o brasão da família Silva.

Um comentário: