segunda-feira, 24 de abril de 2017

ORIGEM DE SOBRENOMES: RODRIGUES

Família Rodrigues

Se o seu sobrenome é Rodrigues ou Rodriguez, você vai gostar de saber um pouco mais sobre a origem dele, suas curiosidades e informações sobre o brasão da família Rodrigues. Confira tudo isso logo abaixo.
O sobrenome Rodrigues, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Rodrigues

Sobrenome de origem portuguesa que é classificado como sendo patronímico, uma vez que deriva do fundador do tronco familiar. Este é derivado de um nome, que neste caso é Rodrigo.
O significado do sobrenome Rodrigues é “filho de Rodrigo”. Dessa forma, a história conta que o fundador da família passou seu nome para sobrenome dos filhos e outros descendentes.
A explicação para Rodrigo virar Rodrigues é que antigamente se usava o final “es” para designar “filho de”. O nome Rodrigo vem do germanico Hrod-rich Rico em gloria ou Senhor da gloria. É um nome medieval, imortalizado pelo ultimo rei visigodo, considera-se o nome Rui como sendo sua forma familiar.

Curiosidades

No Brasil temos um poeta famoso chamado Rodrigues da Cunha. Além disso, há outras personalidades que portam este sobrenome.
Na história das origens do Sobrenome Rodrigues existem relatos de que o mesmo é pertencente a nobreza.

Variantes do sobrenome Rodrigues

Este nome possui só uma derivação. Na Espanha, o Rodrigues fica Rodríguez. Este é um sobrenome bastante conhecido nos países hispânicos e acabou se espalhando de uma forma que hoje se encontram Rodriguez até mesmo nos Estados Unidos.

Brasão da Família Rodrigues

Existem brasões diferentes para o sobrenome Rodriguez. Na Espanha ele é constituído de ouro, com quatro palas de vermelho, uma borda azul, com oito cruzes. Ele também possui potenteias de prata. Cada cruz é acantonada com cruzetas também potenteias.
Já em Portugual o escudo é de ouro, com cinco flores-de-lis e vazia de ouro. O timbre é composto por um leão de ouro nascente, carregado com a flor-de-lis do escudo na espádua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário