domingo, 30 de abril de 2017

ORIGEM DE SOBRENOMES: PEREIRA

Família Pereira

A família Pereira é bastante conhecida no Brasil. Por aqui se encontra bastante gente com este sobrenome. Ele não é tão popular quanto um Oliveira ou Silva e Souza, mas tem certo destaque entre os sobrenomes mais usados.
O sobrenome Pereira, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Pereira

Este é um sobrenome português de raízes toponímicas, ou seja, de origem geográfica. Neste caso, o lugar que deu origem ao sobrenome é cheio de pêras ou pereiras.
Os primitivos Pereiras estavam ligados à casa de Bragança, em Portugal. Foi seu solar, a Quinta de Pereira, aonde tomaram o apelido, junto ao rio Ave, em terra de Vermoim. A origem mais remota da família provém do conde de Forjaz Bermudez, sobrinho neto de Desidério, o último rei dos longobardos, da Itália.
No Brasil, o primeiro Pereira foi o donatário Francisco Pereira Coutinho, assassinado brutalmente pelos índios tupinambás em Itaparica, em 1549. Entre seus descendentes está um dos mais importantes editores brasileiros, José Olympio (Pereira Filho). O nome também foi adotado por cristãos-novos. Em 1606, chegou ao Brasil a degredada Ana Pereira, acusada de bigamia. Os estados brasileiros onde eles inicialmente se propagaram são Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Variantes do sobrenome Pereira

O Pereira desde o início permaneceu o mesmo. Dessa forma, não é possível encontrar variações válidas para este sobrenome. Por outro lado, é possível encontrar traduções de Pereira, visto que esta é uma árvore de peras. Dessa forma, em outros países, é possível encontrar Pereira em outras línguas.

Brasão da Família Pereira

O brasão dos Pereiras é constituído de  vermelho com uma cruz de prata em seu escudo, florenciada e vazia. No timbre a mesma cruz do escudo na cor vermelha, entre asas de ouro. Este é o brasão oficial encontrado. Qualquer variação das características básicas do mesmo é de um brasão advindo de outra origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário