quarta-feira, 12 de abril de 2017

ORIGEM DE SOBRENOMES: OLIVEIRA

Família Oliveira

No Brasil existem variados sobrenomes. A família Oliveira é bastante conhecida entre brasileiros, mas muitos não sabem muito sobre. Veja abaixo informações e curiosidades sobre a origem desse sobrenome que se tornou comum no Brasil, mas não nasceu por aqui.
O sobrenome Oliveira, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Oliveira

O sobrenome Oliveira tem sua origem em Portugal e foi um dos primeiros sobrenomes a começar a se popularizar por aqui, por uma razão simples de que o Brasil foi descoberto e colonizado por portugueses.
Ele é classificado como sendo um toponímico, ou seja, de origem geográfica uma vez que Oliveira seria a árvore que produz a azeitona (oliva). Em Portugal, o nome foi originado em Paço de Oliveira, na freguesia de Santa Maria de Oliveira, Arcos de Valdevez. O sobrenome identifica esta família devido ao fundador deste tronco familiar possuir uma vasta plantação do fruto.

Curiosidades

Inicialmente, a informação que se tem é que Pedro de Oliveira, foi o primeiro a utilizar este sobrenome, cujo filho D. Martim Pires de Oliveira, arcebispo de Braga, fez o Morgado de Oliveira, com seu irmão Mem Pires de Oliveira em 1306.
Dentre os Oliveiras da história, pode se notar a existência de muitos condes, viscondes, barões, marqueses, bispos e arcebispos.

Variantes do sobrenome Oliveira

Em português arcaico podemos encontrar o registro de sobrenomes com variações de sua grafia, foram registrados como Olveira e Ulveira. Oliva, Olivera, Oliver, Olival, Olivares também são bem comuns. Alguns deles são também bem populares em países hispânicos.

Brasão da Família Oliveira

As características simbólicas existentes na árvore, a Oliveira, são destaques nos brasões onde aparece, é o símbolo da paz, de vitória, de fama e gloria imortal. No brasão mais original que temos da família Oliveira podemos ver a árvore verde e o resto do brasão todo em vermelho. Pode acontecer de aparecer as raízes da oliveira na cor branca e alguns frutos da árvore na cor dourada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário