terça-feira, 11 de abril de 2017

DECIFRANDO O CORPO HUMANO

por Carlos Delano Rebouças

Aprendemos desde pequeninos que tudo em nosso corpo tem uma serventia. Assim dizia a minha mãe diante de tantas perguntas que lhe fazia. São as curiosidades qualquer  criança, na busca por descobertas.

Deixando o óbvio de lado, já que falar da função da boca, dos olhos, dos ouvidos e de tantas outras que a discrição não permite entrar em detalhes, pois se acredita que exista desvio de função, prefiro analisar detalhes que, distante daquilo que a estética estabelece, têm uma importância fundamental nas nossas vidas.

Foi numa tarde de muito calor, daquelas que parecia que o sol tinha resolvido se aproximar da terra, que percebi a importância das sobrancelhas. Transpirando intensamente, percebia que meus olhos ardiam demais quando inundados pelo suor que insistia em vencer a barreira das minhas sobrancelhas. Elas, sinuosas, não estão em nosso rosto por acaso, assim passei a entender. Existem para desviar o fluxo do suor ou de qualquer outro líquido que venha testa da testa para baixo.

Da mesma forma que as sobrancelhas agem em defesa dos olhos, que conta também com os cílios, não os postiços que embelezam os mais vaidosos, as narinas naturalmente estão em cavidades abaixo do nariz, protegidas, para que nada escorra em sua direção, vinda dos olhos para adentrá-las.

Embora não seja usado por todos, os homens contam com pelos no rosto; são os hormônios masculinos incidindo nas diferenças entre os sexos. O bigode tem a função auxiliar na filtragem e no impedimento de que nada chegue à boca. Porém, se optar em não usar o bigode, ou caso sejam as mulheres, não há porque se preocupar, pois a boca é bem delineada, com bordas que desvia esse fluxo, contando com os desvios das bochechas.

Voltado a falar das narinas, assim como os ouvidos, em suas cavidades existem pelos, como o objetivo de filtrar as impurezas. Pena que não filtram palavras, aquelas que às vezes nos magoam e nos maltratam. Ah! Não podemos nos esquecer das orelhas - verdadeiros protetores de nossos ouvidos - que para o mundo das vaidades, servem muito mais para ostentar apetrechos, além, é claro, receberem puxões, merecidos ou não.

As pernas servem para caminharmos, porém, bem mais para sustentar todo o corpo; as mãos, para manusearmos com destreza e habilidade todo que podemos alcançar. Contudo, nem sempre tendo pernas, conseguimos nos sustentar e caminhar pela vida; nem sempre por possuir mãos somos capazes de agarrar as oportunidades na vida e segurá-las para não mais perdê-las.


Na verdade, o corpo humano foi lapidado por natureza. É uma obra divina construída com toda a perfeição que precisávamos, embora muitos, ou nasçam com algumas imperfeições, ou as adquiram no transcorrer da vida. Mas, independente de como seja ou esteja o nosso corpo, e se por algum motivo não estiver satisfeito com ele, procure conhecê-lo melhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário