segunda-feira, 6 de março de 2017

Oportunismo: virtude ou defeito?...

(por Jordan Augusto)

Quando falamos em oportunismo, inevitavelmente encontraremos duas vertentes: os que acham que é uma virtude; e os que acham que é um grave defeito.

Se olharmos pelo ponto de vista do esporte, da competição desportiva, não é difícil percebermos que o atleta que aproveita bem as oportunidades logo alcança o sucesso. Por muitas vezes escutamos, principalmente nos esportes olímpicos, uma referência ao oportunismo de determinado atleta como o divisor de água daquela partida. Todavia, quando olhamos para a vida, para a convivência social, raros são aqueles que gostam de pessoas oportunistas. O oportunista, em geral, é classificado também como um alpinista social, frio, calculista... Não se permite perder uma oportunidade, nem que para isso tenha que derrubar todo um time de futebol.

A vida nos dá sinais de que em tudo encontraremos as duas verdades Yin e Yang. Entretanto, nem sempre estamos habilitados a eleger o nosso ambiente mais íntimo, na experiência cotidiana. Somos obrigados a conviver com os mais diversos tipos de pessoas e personalidades. Cada inteligência emite as ideias que lhe são peculiares, a se definirem por ondas de energia viva e plasticizante, mas, se arroja de si essas forças, igualmente as recebe pelo que influencia e é influenciada.

O que quero dizer é que aproveitar oportunidades saudáveis, honestas e verdadeiras, pode ser um ato de sabedoria. No entanto, só morre afogado quem sabe nadar. Inevitavelmente em um meio de oportunistas, sobrevivem os que melhor jogam este jogo de oportunidades. E é aí que se desenvolvem uma série de outras ferramentas tão usuais nesta sociedade moderna: inveja, calúnia, intriga, jogo de informações...

Vale-nos lembrar de que ainda mesmo por instantes, toda pessoa, ao exteriorizar-se, seja imaginando, falando ou agindo, em movimentação positiva, é um emissor atuante na vida, e, sempre que se interioriza, meditando, observando ou obedecendo, de modo passivo, é um receptor em funcionamento.

Se você pensa em aproveitar as oportunidades que a vida lhe oferece, lembre-se: “Se a força faz vencedores, a concórdia faz invencíveis. (Provérbio)”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário