quarta-feira, 15 de março de 2017

LEMBRANÇAS DE UM PASSADO


Autor: Carlos Delano Rebouças

Às vezes, fico a lembrar de como as coisas mudam e passam nas nossas vidas e o tempo se encarrega de apagar de nossas memórias. Porém, tantas coisas ficam guardadas num cantinho da nossa memória e do nosso coração.

O pão massa grossa ou fina era conhecido como pão d’água ou sovado; o leite era vendido porta-a-porta; e o café, muitas vezes moído em casa, como garantia de qualidade. Ingredientes que garantiam o café da manhã do brasileiro antes de ir ao trabalho ou à escola.

Sempre existiu uma grande preocupação com a estética. Quem usava tênis, Kichute, Conga, Bamba e rainha eram os tradicionais. Servia até para irmos às festas, aliás, as tertulhas. As calças, jeans, USTOP e LEE, eram as mais comuns.

Muitas lojas de departamento ofereciam totais condições para adquirir o que estava na moda. Lojas Brasileiras, Mesbla e Ocapana, dentre outras, eram muito conhecidas. Camelo Modas também. Nela, a minha mãe comprava muito.

Quem fumava, cigarros como Belmont, Plaza, LS, Continental e Hollywood, além do Carlton, eram os da vez. Como não fumava, ficava somente mascando meu chiclete Ploc ou Ping-pong, ou chupando as balinhas, Azedinha, Frigellis ou Icekiss e Pipper.

Ir a cinemas era outra pedida da época. Em Fortaleza, as salas do grupo Severiano Ribeiro eram os cines São Luís, Diogo e Fortaleza, além do cine Jangada, que era para adultos. Muita coisa mudou mesmo.

Escolas como 7 de Setembro, Farias Brito, Lourenço Filho, Christus e Batista ainda são tradicionais, mas, outros também tradicionais já não existem mais, como Rui Barbosa, Oliveira Paiva, Rio Branco e Cearense.

Que saudade sinto das semanas de interclasses das escolas, quando matávamos a semana inteira para prestigiar.

Muita coisa esta perdida na lembrança e outras, podemos recordar em poucas linhas. Espero que este último parágrafo tenha continuação na memória dos amigos e recordem tudo de bom que fez parte de suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário