segunda-feira, 13 de março de 2017

DICA PRECIOSA DE PONTUAÇÃO

Pontuação é um recurso da escrita e da fala que tem, dentre outras, a finalidade de reproduzir pausas e entonações na fala, a fim de tornar o texto produzido mais claro e acessível.
A vírgula é um dos sinais de pontuação que mais apresentam dificuldades para os usuários da língua portuguesa na sua aplicação. Agora, imaginem quando se faz necessário o seu uso posterior a um travessão. Vejamos:
"Isso porque, ao invés do que que acontece no Sul e Sudeste - onde chove regularmente - a região Nordeste apresenta uma histórica condição de regularidade da estiagem e seu povo sofre consequências gravíssimas ano a ano com secas prolongadas."
Observe que depois do segundo travessão não se usou a vírgula, que poderia passar despercebido, caso não se atentasse para um detalhe importante, relacionado ao conhecimento sobre elementos coesivos e orações subordinadas.
O trecho se inicia com o demonstrativo "isso". Ele é empregado, para fazer referenciação a algum termo citado (função anafórica). Observasse também que após o "isso" temos um "porque" (junto e sem acento) que abre as orações subordinadas adverbiais causais (que não receberia a vírgula se estivesse diretamente ligada à "região Nordeste apresenta..."). Porém, como houve uma pausa com uma vírgula depois do porque, para permitir a ressalva "ao invés do que acontece no Sul e Sudeste - onde chove regularmente -", teria que se aplicar a vírgula após o segundo travessão, ficando da seguinte forma:
"Isso porque, ao invés do que que acontece no Sul e Sudeste - onde chove regularmente -, a região Nordeste apresenta uma histórica condição de regularidade da estiagem e seu povo sofre consequências gravíssimas ano a ano com secas prolongadas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário