sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

DICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL



Observe o texto:
"As CRIANÇAS brincavam depois da aula, era o último dia de aula e TODAS estavam reunidas no PARQUINHO. (Elipse) Corriam, desciam escorregadores, subiam no trepa-trepa, giravam no roda-roda e, a despeito da chuva que se anunciava, ELAS continuavam se divertindo.
Tudo que ELAS queriam fazer era ISTO: brincar até que a luz do dia, mesmo que nublado, permitisse. Os PEQUENOS estavam muito ocupados em se divertir e não (Elipse) perceberam O QUE estava por vir: uma CHUVA torrencial. (Elipse) Pegos de surpresa, abandonaram o lugar de tanta diversão e foram correndo para suas casas, a fim de se protegerem.
A CHUVA perdurou por horas, CHUVA pesada, parecia até que o mundo desabaria naquele dia, descartando assim qualquer possibilidade de retorno ao PARQUINHO. Para tristeza geral da CRIANÇADA, a CHUVA insistente levou dois dias para decidir ir embora, o que manteve MENINOS e MENINAS presos em suas casas durante todo o final de semana".
Agora, veja que diversos recursos de referenciação foram destacados, a fim de retomar termos citados. São conhecidos como anafóricos ( ELES, ELAS, TODAS, PEQUENOS, CRIANÇADA, MENINOS e MENINAS). Houve também o uso de elementos catafóricos, que antecipam termos que serão citados por meio, por exemplo, de pronomes (ISTO).
Observa-se o uso de um termo de extrema importância no contexto, PARQUINHO, que ganhou destaque, posteriormente, e no transcorrer do texto. O termo CHUVA também ganha destaque, sem substituir outros temas, como PARQUINHO, mas com um maior foco no contexto, de maior importância.
Observa-se também o uso de "Elipses" para evitar repetições, com uma progressão referencial, ao lados dos outros elementos, que corrobora para uma maior e melhor coesão textual. 
#Ficaadica

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